Skip to content

A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”, Tito 2: 13.

Não podemos enfatizar muito que a bem-aventurada esperança é a esperança do crente, o homem que perdeu toda esperança em si mesmo e em tudo o mais, e a achou em Cristo. O perdido está sem esperança e sem Deus no mundo. Julgado por seus próprios padrões, vivemos num mundo sem esperança. O futuro é escuro e duvidoso aos líderes, em todos os aspectos da vida. Os homens de estado estão perplexos e admitem que não encontram saída. Os cientistas se voltam para os pregadores e imploram a Cristandade que se apresse e salve o mundo, que o salve da autodestruição, antes que seja tarde demais. Eles nos dizem que só temos poucos anos para fazer isto. A medicina e a cirurgia estão fazendo um trabalho maravilhoso, remendando a humanidade e prolongando a vida de doentes e deficientes físicos, mas esta não é a bem-aventurada esperança. Não há esperança para este mundo que está perdido! Mas Deus está salvando almas através de Sua Palavra e do Seu Espírito.

A VOLTA DE CRISTO

Esta é a bem-aventurada esperança do filho de Deus. “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”, Tito 2: 13. A vinda de Cristo não traz nenhuma esperança para o mundo, mas sim a sua perdição. “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como labareda de fogo, tomando vingança dos que não obedecem ao evangelho de nosso SenhorJesus Cristo; os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em que todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós), 2 Tessalonisenses 1:7-10. A volta de Cristo significa esperança para a criação inanimada e talvez para o mundo animal, mas não traz consigo nenhuma esperança para aquele que rejeita Cristo. “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”, Romanos 8: 19-22.

POR QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO É CHAMADA

A BEM-AVENTURDA ESPERANÇA?

Sugerimos algumas razões:

1. Creio que é porque quando Ele vier, veremos o rosto do nosso Amado. Creio que o rosto de nosso Senhor Jesus Cristo será a vista mais linda que alguém já contemplou. Agora estamos andando por fé, não por vista, por isso dizemos: “Ao qual, não o havendo visto amais”, 1 Pedro 1: 18. A felicidade de vê-lo é tão grande que Ele a tornou um pedido de oração: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu hás amado antes da fundação do mundo”, João 17: 24. E vamos ser como Ele é: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos, “1 João 3:2.

O famoso pregador negro, John Jasper, estava em seu leito de morte. O patrão dele tentava confortá-lo, dizendo: John, aqui você teve que morar num barraco, com chão de terra batida, mas daqui a pouco você vai entrar na mansão que Jesus lhe preparou. John Jasper replicou: Eu sei, meu patrão, se for vontade dEle me dar uma mansão, mas o que quero é ver o rosto do Senhor Jesus”. O patrão continuou: John, aqui você teve que andar maltrapilho, mas daqui a pouco vai ser vestido com trajes gloriosos. O velho negro replicou: “Sim, meu patrão, se for vontade dEle dar-me trajes bonitos, mas o que eu quero é ver o rosto do Senhor Jesus que me amou e Se deu a Si mesmo por mim”.

Qual é a esperança da noiva, a não ser ver o rosto do seu Amado, após longa ausência? Mas este rosto que vai ser tão belo para Seu povo, parecerá terrível para Seus inimigos. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6: 15-17.

2. É chamada a bem-aventurada esperança porque quando Cristo voltar, nossa salvação será completa. A base, o preço, a certeza, e muito da alegria e paz da salvação estão pagas e completas. O único sacrifício que nos faz perfeitos perante Deus já foi feito. O preço completo da nossa redenção foi pago no Calvário. Jesus pagou tudo lá! Nós, crentes, temos o perdão agora. Somos justificados de todas as coisas. Não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Mas ainda não fomos glorificados. A imagem de Deus perdida ainda não foi restaurada a nós. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja primogênito entre os irmãos”, Romanos 8: 29. Quando sentir dor de dente, ou de cabeça, ou outra qualquer dor física, anime-se com o pensamento de que um dia terá um corpo que não vai suspirar nem gemer.

Não só por causa das enfermidades do nosso corpo, mas também gememos e lamentamos por causa das enfermidades de nosso espírito. Entristecemo-nos por causa dos nossos pecados; sentimos fome e sede de justiça e, quando Ele vier, nos saciará. Temos desejos de ser bons, mas não temos poder para ser bons como queremos.

3. É chamada a bem-aventurada esperança porque na Segunda Vinda de Cristo haverá uma autenticação da nossa fé. Creio em tudo que a Bíblia diz. Creio que tudo o que ela diz é útil e que precisamos ouvir. “Toda Escritura é divinamente inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”, 2 Timóteo 3: 16-17. Quando a Bíblia diz que a salvação é pela graça por meio da fé, sem nenhuma obra eu creu nela. Quando diz que não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual podemos ser salvos, a não ser o nome de Jesus Cristo, eu creio nEle e somente nEle. Quando a Bíblia diz que Jesus tirou nosso pecado por causa do Seu próprio sacrifício; que Ele morreu como o justo pelos injustos; que Ele levou nossos pecados em Seu corpo na cruz; que Seu sangue nos purifica de todo pecado, creio nela e não tenho nenhuma outra esperança nem fé. Quando a Palavra de Deus fala sobre a depravação do homem natural, eu creio nela. Quando diz que nenhum homem pode ir a Cristo se o Pai não o trouxer, creio nela. Quando diz que todos que o Pai deu ao Filho virão a Ele e serão salvos, creio nela. Quando enfatiza a soberania de Deus dizendo que Ele tem misericórdia de quem tiver misericórdia e que endurecerá a quem endurecer, creio nela. Quando a Bíblia diz que Cristo tem outras ovelhas fora do aprisco judeu que Ele deve ir buscar, creio nela. Muitos de nós somos mal interpretados, difamados e combatidos porque cremos em tudo o que este Livro Santo diz. Mas quando Jesus vier, nossa fé será autenticada. Podemos aguardar a autenticação que Jesus vai dar. “Ri melhor quem ri por último”.

4. É chamada a bem-aventurada esperança porque na Vinda de Cristo o fiel receberá seu galardão (recompensa). “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo”, Apocalipse 22: 12. Devemos fazer uma distinção entre nossa salvação, que é pela graça, e para a qual não contribuímos absolutamente com nada, e os galardões que serão dados a quem servir fielmente. É certo trabalhar por um pagamento, contanto que estejamos dispostos a esperar este pagamento até Cristo voltar. Deus quer que nós creiamos que vale a pena servi-lo e sofrer por Ele. Jesus nos diz que este pagamento está no céu. “Exultai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós”, Mateus 5: 12.

Nunca tento descontar o mal que me fazem, porque ao me ferirem somente penso no galardão quando Cristo vier. Cada vez que prego a verdade e alguém fica com raiva e tenta me injuriar, isto é uma cruz, e se eu tiver uma cruz aqui, significa que terei uma coroa lá. Quando minha cortesia é recebida com maldições isto significa uma bênção no dia da volta de Cristo. O pouco de dinheiro que dou a igreja de Cristo não é para pagar minha salvação, mas Ele dá galardão quando Ele vier. Se tivermos a atitude certa em relação aos galardões, manteremos os anjos ocupados anotando o que fazemos pelo Senhor. Às vezes ouço pessoas dizendo: “Sirvo ao Senhor por amor e não por galardão”. Quem diz uma coisa desta está fazendo uma distinção desnecessária. Quem O ama de verdade amará Seus galardões. Quem O ama realmente vai sentir-se imensamente feliz ao ouvi-lo dizer: “Bem está, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor”, Mateus 25: 21.

Published inOutros assuntos