51. Pergunta. Como se deve santificar o sábado?
Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos usuais que são certos nos outros dias (1)
51.1. Levítico 23.3. “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”.
Convocação Santa: At. 15.21 convocação significa: Ajuntar com leitura (#4740). Portanto, deixar a leitura normal para fazer leitura Bíblica. Deixar conversa normal para fazer conversar para edificação. Deixar o trabalho normal para fazer a obra do Senhor. Deixar a canseira normal para achar o descanso espiritual na Congregação dos santos, Sl. 92.
Is 58.13, 14, “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, 14 Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse”.
A Palavra Sábado
A palavra “sábado” significa “descanso” ou “cessação”. Note como este mandamento se encaixa na primeira parte da lei:
Primeiro Mandamento – Quem adoramos
Segundo Mandamento – Como adoramos
Terceiro Mandamento – Reverência e realidade na adoração
Quarto Mandamento – Dia de adoração. O quarto mandamento é o único que os evangélicos largamente diferem na sua interpretação. (R Crisp, Os Dez Mandamentos)
O sábado não era o sétimo dia da semana, mas o sétimo dia depois de seis dias trabalhados. Não é correto afirmar que o ‘sábado’ era para ser observado obrigatoriamente no último dia da semana (Pink, pg. 162).
Versículos para memorizar:
Ex 20.10-11, “10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
51.2 Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos usuais que são certos nos outros dias (1), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (2),
Salmo 92.1-2. Um Hino ou Cântico para o sábado.. “Bom é louvar ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade”.
O Dia do Senhor
Os primeiros santos começaram a dedicar o primeiro dia da semana para adoração após a ressurreição de Cristo. Isto foi, é claro, uma alteração definitiva da prática da Velha Aliança. Isto ficou evidenciado da seguinte maneira:
A. O Exemplo Apostólico
O Novo Testamento ensina tanto pelo preceito, aquilo ensinado, quanto pelo exemplo, a interpretação daquilo ensinado. Jesus Cristo e Seus apóstolos abriram um precedente claro quanto a observância do primeiro dia da semana. Veja os seguintes versículos:
- Mateus 28.1
- João 20.19 e 26
- Atos 20.6-7
- I Coríntios 16.1-2
- Atos 2.1-47 (O dia de Pentecostes ocorreu no domingo)
B. Testemunho Histórico
Philip Schaff, na sua famosa obra sobre A História da Igreja (volume 2, página 201), escreve:
A celebração do dia do Senhor em memória da ressurreição de Cristo data, sem dúvida, da era apostólica. Não há nada fora do precedente apostólico que aponte para a observância universal nas igrejas do segundo século. Não há nenhuma voz contrária a isto.
C. O “Dia do Senhor”
Historicamente falando, houve um grande consenso em interpretar Apocalipse 1.10 como uma referência ao primeiro dia da semana. (R. Crisp, Os Dez Mandamentos, pg.21-22).
Versículos para memorizar:
Ex 20.9-11, “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
50.3 Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, exceto nas obras necessárias de caridade (3).
Mateus 12.11-12. “Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados”.
Uma Questão Difícil
Qual a relação existente entre o Sábado e o Dia do Senhor? Alguns acreditam que o Sábado passou a ser o primeiro dia da semana, sendo assim o domingo agora é o “Sábado Cristão”. Outros crêem que o Sábado foi abolido no Calvário e que o Dia do Senhor não tem nenhuma relação com o mesmo.
Esta questão realmente envolve a natureza do Quarto Mandamento. Ele fazia parte da imutável lei moral ou era apenas de natureza cerimonial e positiva? A lei moral são mandamentos que refletem a natureza de Deus e a imutável distinção entre o certo e o errado (compare Êxodo 20.16 com Tito 1.2). A lei positiva, por outro lado, são mandamentos de Deus que podem ser ab-rogados por Deus quando Seus propósitos são cumpridos. Os sacrifícios levíticos ou o batismo e a Ceia do Senhor são exemplos da lei positiva. Vamos ver agora os dois lados deste debate sobre o Sábado.
Contrastes da Lei Moral e Lei Positiva
W.M Nevins
Dever moral baseado nas leis ou princípios divinos e as ordenanças baseadas nos desejos (Leis positivas) não significam a mesma coisa.
¦ Natureza; O dever moral é mandado por ser correto (Exemplo: Lei de Deus), a ordenança é correta por ser mandada. (Exemplo: Ordenança da Igreja, Lei de Trânsito).
¦ Existência; O dever moral parte de princípios (algo inquestionavelmente correto), a ordenança parte de ordens (regra ou norma).
¦ Limites; O dever moral é válido para todo mundo (Exemplo: a lei de Moisés), a ordenança é válida somente para as pessoas qualificadas (Exemplo: lei de trânsito somente para as motoristas).
¦ Duração; O dever moral é uma obrigação eterna (nunca será correto matar alguém). Ordenança é temporária (Mt 28:20, enquanto houver igreja).
A. Argumentos usados para provar que o Sábado era somente de Natureza Positiva
1. Dizem que o Sábado é um sinal da aliança com Israel, portanto é estritamente de natureza da Velha Aliança.
2. O Quarto Mandamento é o único que não foi reafirmado após o Calvário e faz parte da Lei cerimonial. Nenhum cristão do Novo Testamento foi repreendido por quebrar o Sábado. O domingo nunca foi chamado de o Sábado.
3. Nenhum Cristão deve ser julgado pela observância do Sábado (Romanos 14.5-8). Neste mesmo tópico, Colossenses 2.16-17 cobre todo sistema da Velha Aliança quanto aos Sábados e os dias santos.
4. Se o Sábado tivesse sido mudado, o livro de Atos e as epístolas relatariam a discussão a respeito disso. Certamente os Judeus convertidos teriam debatido a esse respeito. Não há nenhum relato a este respeito.
5. As igrejas apostólicas se baseavam na ressurreição de Cristo para a observância do domingo. Eles nunca ligaram ou se referiram a este dia como sendo o Sábado.
B. Argumentos usados para afirmar que o Quarto Mandamento era parte da Lei Moral
Antes de prosseguirmos, devemos entender que mesmo aqueles que interpretam o domingo como sendo o “Sábado Cristão” reconhecem que o Quarto Mandamento contém algo de natureza positiva, de outro modo, não teria sido mudado de forma alguma. Eles entendem que aquilo que envolve o sétimo dia ou as leis referentes a nação de Israel eram de natureza temporária. Tendo dito isto, prossigamos com as provas apresentadas para provar a natureza moral do Quarto Mandamento.
1. A instituição do Sábado remonta à época da criação. O princípio moral foi incorporado à Velha Aliança, mas não teve o seu início ali (Gênesis 2.1-3, Êxodo 20.11). Isto fica mais evidenciado pelo fato do homem sempre contar o tempo usando a semana de sete dias. Diferente do dia de vinte e quatro horas, baseado na rotação da terra, a semana de sete dias não tem base na natureza. O Sábado é uma ordenança da Criação e reflete a vontade de Deus para que o homem separe um dia, em sete, para descanso, reflexão e adoração.
2. Todos os dez Mandamentos foram escritos em pedra e refletem o caráter da natureza santa de Deus e Sua vontade para o homem. Por que uma lei de natureza meramente positiva seria colocada entre eles?
3. Cristo deixou claro que o Sábado foi introduzido para o benefício do homem (Marcos 2.27, Êxodo 20.8-11). Desde que o homem tem esta necessidade, certamente a lei deve permanecer a fim de supri-la.
4. Sob o regime da Nova Aliança, os cristãos separaram um dia entre os sete para adoração de Deus. Isto não revela a base do princípio do Sábado?
5. Deus não revelou muitas vezes Sua vontade pelo exemplo apostólico? Isto não se aplicaria também a mudança do Sábado?
Conclusão
Notamos as provas aparentemente contrárias usadas neste debate. Infelizmente, nem sempre é fácil conciliar completamente as várias nuances da verdade revelada nas Escrituras. Vamos encerrar com algumas observações que podem ser úteis.
A. O Quarto Mandamento é claramente único no sentido de possuir, no mínimo, elementos da lei positiva. É daí que surgem as dificuldades dos homens interpretá-lo.
B. Vamos exercitar o amor com aqueles que divergem de nós nas questões difíceis.
C. Devemos tomar cuidado em evitar posições extremas que não estão baseadas no conhecimento completo das Escrituras sobre o mesmo. Por exemplo: Por haver fortes evidências dos elementos da natureza da lei moral do Quarto Mandamento, seria fácil cairmos no legalismo não compatível com o relato do Novo Testamento.
D. Mesmo que o debate sobre terminologia não tenha um final em nossa época, não é claro o nosso dever? O domingo é o Dia do Senhor e deve ser observado em conformidade com o exemplo apostólico. (R. Crisp, Os Dez Mandamentos, pg.22-25).
Versículos para memorizar:
Ex 20.9-11, “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”.
Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br