Skip to content

O Coração do Homem

Jeremias 17:9; “Enganoso é coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”

Mateus 15:19; “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”

Salmo 51:10; “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

O homem é um ser duplo, físico e moral; visível e invisível; corpo e alma. Há algo sobre o homem que o agente funerário não pode embalsamar; que os coveiros não podem tocar.

Como um ser físico, o homem tem um coração e através de suas contrações rítmicas o sangue, que é a vida da carne, circula pelo corpo e assim a vida é mantida. Como um ser moral, o homem também tem um coração. Não estou ciente da Bíblia usar a palavra coração com o significado de órgão físico. Isto porque a Bíblia trata com o homem como um ser responsável a Deus.

Os psicólogos classificam as faculdades da alma como: mente, coração e vontade. Eles fazem da mente a base do entendimento; o coração a base da afeição e a vontade a base da escolha e da decisão. Mas a Bíblia fala do coração realizando todas estas funções. O homem pensa com o coração, entende com o coração, ama com o coração, escolhe com o coração e torna decisões com o coração. A Bíblia faz do coração quase um sinônimo da natureza humana, moralmente falando.

1. O PECADO “MORA” NO CORAÇÃO

O coração é o armazém das qualidades morais. Os judeus estavam errados quanto ao que contaminava o homem. Pensavam ser alguma coisa exterior que o contaminava. Eles lavavam as mãos para impedir os germes da sujeira moral de entrarem na boca. Mas Cristo os corrigiu. Mateus 15:19: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” O pecado não é uma coisa importada, é inerente. O Salmo 51:5 diz: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”

O coração de cada problema é o problema do coração. Ele é a incubadora de todo mal.

2. O PECADO SE “ORIGINA” NO CORAÇÃO

Um olhar cheio de lascívia vem do coração. Os assassinatos saem do coração. Os roubos também. As mentiras nascem no coração. A inveja é criada no coração.

3. O PECADO É “UNIVERSAL” PORQUE TODOS OS HOMENS TEM UM CORAÇÃO MAU

Você vai encontrar pecado no palácio do rico e na choupana do pobre. Vai encontrar pecado nos lares e nas ruas. Vai encontrar pecado nos escritórios, nas fazendas, nas minas e nas lojas. Vai encontrar pecado nos becos e nas avenidas. Onde quer que haja um coração humano, ali haverá pecado. Todo mundo é vítima do pecado. Ninguém nunca escapou do seu poder maligno e maldito. O pecado destruiu tudo, menos Deus e os anjos eleitos. Vemos o efeito do pecado na flor que murcha, na cobra que se arrasta e no rugido das feras. O pecado fez deste mundo uma criação que geme e que só vai ser libertada quando o pecado for destruído.

4. O CORAÇÃO É “ENGANOSO”

Precisamos de um reavivamento que nos conscientize do pecado. Precisamos ser convencidos da propensão que temos para pecar. Precisamos notar o perigo do pecado. O pecado é feio, mas o coração não acha assim.

Jeremias 17:9; “Enganoso é coração, mas do que todas as coisas.”

Ele tapa os olhos do nosso entendimento. E nos engana com mentiras. O coração vai fazer você apagar o sinal de alerta. O coração vai fazer impedí-lo de ouvir o grito de perigo. Vai encher sua mente das coisas fúteis e triviais da vida, cegando-o à importância das coisas eternas. Seu coração o colocará na estrada do inferno, fazendo-o pensar que está a caminho da glória. Seu coração fará com que se sente à roda dos escarnecedores, fazendo-o pensar que está na companhia de sábios. Seu coração talvez o leve a matar os santos, fazendo-o pensar que está trabalhando para Deus. Seu coração vai fazer você pensar que é melhor ficar deitado do que ir à igreja; que o jornal é melhor do que a Bíblia. Seu coração vai fazer você colocar as estrelas do Hollywood acima das estrelas de Deus – os pregadores de Sua Palavra.

Os quatro problemas sociais principais são: lares desfeitos, alcoolismo, doenças mentais e patrão versus empregado. E todos estes são problemas do coração. Um coração mau é a raiz de cada lar desfeito. Há três tipos de lares: A) onde seus habitantes vivem uns dos outros (como parasites); B) onde vivem uns com os outros e C) onde vivem uns para os outros.

Alcoolismo! Que problema! O que faz o homem gostar de cachaça? Não é a necessidade da bebida. É um coração mau. Enquanto milhões estão morrendo de fome, os homens tem que tomar sua dose. Enquanto os filhos choram pedindo comida, os homens tem que ter seu veneno. Tal condição é o resultado de corações maus.

A tal chamada doença mental é unicamente uma doença do coração. Os homens estão doentes da vida mas não do pecado. Multidões não querem viver, mas tem medo de morrer. Dezenas de pessoas se ofereceram como voluntárias na corrida para a morte com a esquadra atômica de 97 navios de guerra, quando a bomba atômica estava sendo testada no Pacífico.

O problema entre patrão e empregado é também um problema de coração. Se todos os corações fossem direitos, não haveria conflitos entre capital e labor. Se todos os corações fossem direitos, o trabalhador trabalharia para agradar Deus e o patrão pagaria para agradar a Deus. Mas os corações maus tornam o controle de ambos os lados e os resultados são greves e mais greves. Nesta civilização complexa, toda a vida está fora de controle.

Você não pode viajar porque os motoristas não vão dirigir os ônibus. Não pode comprar um carro porque os metalúrgicos se recusam a fazer o aço. Não pode sepultar os mortos porque os coveiros estão em greve. Há só um lugar onde eu sei que a produção é total e este lugar é o reino do diabo, a fábrica da maldição.

Precisamos de um reavivamento em se crer no que Deus diz. Precisamos de um reavivamento do temor de Deus. Ninive era uma cidade má, porém houve esperança para ela quando seus habitantes desceram de seus cavalos de orgulho e se sentaram nas cinzas; quando trocaram suas roupas finas por sacos; quando acreditaram no que Deus tinha dito sobre eles; quando deixaram de lado os banquetes e começaram a jejuar.

Há cura para tal coração? Há alguma esperança para o homem com um coração assim? Será que alguém pode ter o remédio para tal coração? SIM, graças a Deus! Há alguém que pode controlar o coração humano. Davi clamou, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro.” Lemos que o Senhor abriu o coração de Lídia. Lemos também que Deus purificou certos corações pela fé.

Published inBíblia