Skip to content

Não ignorando os seus ardis 7/30

Texto sugerido: Ef 6:12-20

Lembremo-nos que Satanás é um acusador, enganador e ele quer impedir, opor e oprimir a obra de Deus. Lembremo-nos que Satanás profere mentiras, é homicida e vem pecando desde o começo. Lembremo-nos que Satanás já prendeu com seu laço a milhões pela sua astúcia e trabalha hoje tentando, esbofeteando e persuadindo para o mal todos que pode. Lembremo-nos que ele quer cegar a todos da verdade e cirandar como trigo os que estão na verdade. Dai a necessidade de estudarmos o que a Bíblia diz sobre as suas armadilhas para não cairmos nelas.

Há defesa na resistência ao diabo (Tiago 4:7) e há escape da tentação chegando perto de Deus. Mas, por ter um coração enganoso dentro de nós, devemos ser sábios como serpentes e mansos como as pombas. Para nos tornarmos sábios devemos estudar cada vez mais a Bíblia. Já temos estudado:

II. As Estratégias de Satanás para Promover O Pecado no Mundo e as Soluções para Escaparmos delas
A. Colocar uma isca dourada em um anzol enferrujado – Gên. 3:1-5
B. Pintar o pecado com cores virtuosas – Josué 7:18-26
C. Desprezar a impiedade do pecado – II Sam 11:1-17
D. Representar a Deus Unicamente Misericordioso – Lucas 3:8; Jer 7:4-11
Estudaremos então mais sobre os ardis de Satanás para não sermos ignorantes deles. Uma outra tática usada por Satanás para promover o pecado no mundo é:

E. ACONSELHAR CHEGAR AO ARREPENDIMENTO É FÁCIL

1. A tentação

Satanás incentiva o povo a pecar dizendo que depois de pecar é fácil retornar e gozar das bênçãos de Deus. É só pedir perdão e Deus se esquece dos seus pecados. Ele diz ao pecador que o pecado pode ser praticado à vontade pois você pode logo voltar e ser salvo como e quando você quiser. Nada mais fácil do que isso. Não faça do pecado uma grande coisa! Ele diz ao crente que é fácil ter a tristeza que Deus gosta para te perdoar e derramar as Suas bênçãos em você. Sabendo deste ardil de Satanás o Apóstolo Paulo avisa: Heb 3:13, !… para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;?.

2. As soluções

a. O Arrependimento não é fácil para homem algum.
De fato, é fácil entrar no pecado mas, para sair dele, é necessária a obra de Deus.

Não vem do homem. Jer 13:23, Apoc 9:20,21; 16:9-11, Se fosse fácil porquê estes não arrependeram?
Vem de Deus. Atos 5:31; II Tim 2:25. É lógico que aquele que é destituído da glória de Deus não vai amar do que ele é destituído. Só o que é de Deus pode amar a glória de Deus.
Falar as palavras, !Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!? (Luc 18:13), não basta para ser salvo (Mat. 7:21). Só deve confessar pela boca o que crê de coração (Rom 10:9).

b. Considere o que é o arrependimento verdadeiramente. Isa 55:7
É uma conversão. “Deixe…caminho…pensamentos..” (Sal 51:4: Luc 15:18)
É responsabilidade do homem. “…o ímpio…o homem…”
É de pecado a Deus. “…converta ao Senhor…”Atos 26:18.
Vendo que o trabalho divino é o arrependimento verdadeiro, não devemos ser influenciados a pecar facilmente para depois escaparmos de um jeito ou de outro das garras nas quais livremente entramos.

c. O Arrependimento é uma ação contínua. Rom 1:17.
Col 2:6, “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle.”
Levou o apóstolo Paulo a clamar, Rom 7:24, “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”. O Apóstolo Paulo clamou assim anos depois de ser convertido.

d. Se o arrependimento é tão fácil, porque tantas pessoas estão sofrendo no inferno? Luc 16:23-31.
Se as pessoas que foram para lá trocariam tudo o que elas têm por um alívio momentâneo dos sofrimentos e pesadelos do inferno como podemos achar que chegar ao arrependimento é fácil?.

e. Depois de pecar, nos tornarmos escravos do pecado, e então Satanás usa a dificuldade do arrependimento como arma para nos destruir. Heb 12:17 (Gên. 27:35-38)

Vendo então a astúcia de Satanás usando mentiras para nos tornarmos seus escravos e sermos abomináveis diante de Deus devemos com toda a intesidade possivel procurar o arrependimento verdadeiro que vem de Deus e não descansar até que o tenhamos e, sendo uma obra divina, devemos procurar a graça de continuar aborrecendo o pecado em todas as suas manifestações para não ficarmos presos nos laços do diabo. Sim, como diz a Bíblia:

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Isa 55:6.

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã