Skip to content

Não ignorando os seus ardis 6/30

Texto sugerido: Salmo 101:1

II. As Estratégias de Satanás para Promover O Pecado no Mundo e as Soluções para Escaparmos delas
A. Colocar uma isca dourada em um anzol enferrujado – Gên. 3:1-5
B. Pintar o pecado com cores virtuosas – Josué 7:18-26
C. Desprezar a impiedade do pecado – II Sam 11:1-17
D. Representar a Deus Unicamente Misericordioso – Lucas 3:8; Jer 7:4-11

1. A TENTAÇÃO

Muitas vezes parece que Satanás cochicha em nossos ouvidos que não precisamos preocupar-nos com o pecado, nem resistir o envolvimento no pecado e nem ter medo horrível do pecado pois Deus é cheio de misericórdia. O nosso inimigo diz: Deus alegra-se na bondade e gosta muito mais de perdoar do que castigar e não se cansa de mostrar misericórdia. !Por isso? surgere Satanás, !envolva-se no pecado sem ter medo!?

Mal representar os versículos bíblicos é uma astúcia comumente usada por Satanás (Jó 1:9; Mat. 4:6). Distorcer os atributos santos de Deus incentando pretextos para o homem pecar não deve ser visto estranhamente por aquele que sabem que Satanás é um mestre da ilusão (II Cor 11:13-15).

2. AS SOLUÇÕES:

a. Considere: Se Deus deixar nos no pecado, não haverá esperança!

Se Deus não se importa por nos corrigir e punir é porque não há mais salvação para nós (Heb 12:8). É terrível ficar deixado distante da mão protetora de Deus!
Oséias 4:17, !Efraim está entregue aos ídolos: deixa-o?
Sal 81:11,12, !Eu os entreguei aos desejos dos seus corações?
Prov 1:24-31, veja estes versículos
Então, não procure ser deixado por Deus para que você possa pecar. Talvez Deus o deixe em seu pecado. Nunca brinque com o pecado.

b. Considere: Deus é tanto Justo quanto Misericordioso

Lembre-se destes casos da justiça de Deus:

Gên. 3:14, “maldita serás mais que toda a fera”; Gên. 3:16, “multiplicarei grandemente a tua dor”; Gên. 3:17, “maldita é a terra por causa de ti”; Gên. 3:19, “és pó, e em pó te tornarás”; Gên. 3:23, “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden”
Gên. 7:4, “Farei chover … e desfarei … toda a substancia que fiz”
Gên. 19:24, “O Senhor fez chover enxofre e fogo … sobre Sodoma e Gomorra.”
Isa. 14:12-15 (Ezequiel 28:11-19), “levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”
Mar 15:34, “Deus Meu, Deus Meu, por que me desamparaste?” Rom 15:4, “lembre-se do que foi escrito, pois existem para o nosso ensino.”
c. Considere: Tirar Vantagem da Misericórdia é o mesmo que Selar a sua Própria Miséria
Não respeitar a misericórdia de Deus com temor é o mesmo que pedir o Seu Santo Juízo. Em Salmo 101:1, a misericórdia é mencionada primeiramente, mas o que segue é o juízo. Olhe o exemplo dos Israelitas:

Deus tirou-os das nações pagãs (Josué 24:2) e os multiplicou grandemente. Foram 70 pessoas quando entraram em Egito e depois de 430 anos eram mais de três milhões (o número de três milhões é estimativa). Deus os fez “a menina do Seu olho” (Isa 1:6,18) mas, eles tiraram vantagem por serem os escolhidos e abusaram da misericórdia de Deus. Deus então deixou que se dispersassem, Jerusalém foi destruída (Mt 24:2) e tornaram-se escravos. O historiador Josefus relata sobre a destruição de Jerusalém: Vespasiano, o Imperador junto com seu filho Titus, cercou Jerusalém. Os habitantes comeram couro, feno e adubo. Morreram 1.100.000 dos pobres. A cidade foi roubada, queimada e 97.000 pessoas tornaram-se escravos. Veja, também, o que foi profetizado contra Cafernaum, Mt 11:23, “serás abatida até aos infernos.”

Se Satanás o tenta de pecar porque o Senhor é misericordioso para perdoar, lembre-se bem que a mão misericordiosa de Deus tem te sustentado, e que esta mesma mão, com a mesma força, entra em juízo, porque sendo assim você tem recusado a misericórdia que deve ter ti levado ao arrependimento e não ao pecado (Rom 2:4-11).

d. Considere: Há Misericórdia Geral e Particular

A misericórdia geral não salva ninguém do juízo. Traz chuva sobre todos (Sal 145:9; Mat. 5:43-48; Luc 6:35)
A misericórdia particular é a que salva do juízo (Sal 103:17; Jer 31:3; II Tim 1:9; I João 4:19. Essa misericórdia é para os que O temem, O servem e O amam de todo o coração. Sal 32:10; 33:18; 103:11,17.
Entrar em Cristo, essa é a única maneira de confiar na misericórdia particular de Deus. Não espere nem abuse da misericórdia geral de Deus, mas confie e sirva ao Senhor por causa de Cristo. Assim verá que é essa misericórdia particular que está ti sustentando.

e. Considere: Aqueles que têm a vitória sobre o pecado e agora estão no céu confiaram na misericórdia de Deus para os preservar do pecado e nunca tiveram-na como desculpa para pecar.
Sal 26:3-6, !Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos … não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.”
Veja José diante da tentação para pecar. Ele lembrou-se da misericórdia de Deus para não pecar. Gên. 39:8,9.
Rom 6:1-11, aquele que quer viver no pecado, não é salvo. Aquele que é salvo, tem lutas com pecado e as vence (I João 4:4; 5:18).
Para os que são salvos: apresentai-vos a Deus! Rom 12:1,2.
Para os que não são salvos: procurem aquela misericórdia que leva ao arrependimento. Rom 2:4

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã