Skip to content

Não ignorando os seus ardis 27/30

Leitur: Lucas 14:11; 18:14

V. ARDÍS DE SATANÁS PARA DESTRUIR OS GRANDES E OS IMPORTANTES
A. Buscar os seus próprios interesses

1. A TENTAÇÃO

Satanás faz com que os grandes e os importantes na terra procurem se exaltar, se engrandecer, se enriquecer e mostrar-se a si mesmos. Havendo os enganados com este auto-elogio ele procura os destruir e condenar as suas almas no inferno.

2. A SOLUÇÃO É CONSIDERAR:

a. Buscar os seus próprios interesses é mãe dos pecados

O pecado de buscar os seus próprios interesses é o que levou os Fariseus a se oporem a Cristo (João 12:17-19), é o que levou Judas a trair a Cristo (Mat. 26:6-16) e a Pilátos a condenar a Cristo (João 19:12-16). E este pecado é o que motiva os grandes e os importantes da terra a enganarem os outros, fazerem parcialidade entre um e o outro, e praticar a mentira, o homicídio e todo tipo de imundícia. II Tim 3:2, “amantes de si mesmos” é o primeiro de uma lista de pecados horríveis pois ele precede os outros por ser a sua causa.

b. Buscar os seus próprios interesses piora o homem ainda mais

Quando um homem ama a si mesmo ele não tem mais controle de si. Ele é um escravo de si mesmo (Rom. 6:16); em vez de ser uma criatura em serviço do Criador, ele torna-se um escravo da criatura (Rom 1:25). Amantes da sua própria glória se transformarão em qualquer coisa para conseguir os seus objetivos de satisfazer os desejos dos homens seja bajular, trapacear, fingir ou qualquer outra maneira de servir; é o primeiro passo que os leva a serem cheios de toda a iniqüidade que faz com que Deus os abandonem às paixões infames (Rom 1:26-32). Balaão foi levado pela busca do prêmio do preço dos encantamentos e a grande honra para seu próprio benefício (Núm. 22:7,17). Foi isto que o destruiu. Nunca mais Balaão foi usado no serviço do Senhor a não ser um exemplo do mal (Miqueias 6:5; II Pedro 2:14,15; Judas 1:11; Apoc 2:14).

c. Os que se exaltam, se destroem

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado” (Lucas 14:11). Podemos ver através de exemplos Bíblicos: Faraó se levantou contra o povo de Deus, mas foi “despedaçado” em tempo (Êx 15:6,7); Hamã quis se exaltar a si mesmo mas foi enforcado “na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu” (Ester 7:9,10); Absolão (II Sam 18:9) e Judas (Mat. 27:5) quiseram ser notórios pelo abaixamento de outros mas foram enforcados; os príncipes, no dia de Daniel quiseram derrubar a Daniel para promover as suas próprias posições mas eles, as suas esposas e os seus filhos é que foram apoderados pelos leões (Daniel 6:24). É verdade: “Qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado.” Veja Isa 14:13-15; Ez 28:17-19: o fim de Satanás que se exaltava contra Deus.

d. O exemplo dos que negaram a si mesmos e foram exaltados por Deus

Moisés negou-se a si mesmo para o bem do povo de Deus em varias ocasiões e Deus o exaltou atendendo às suas orações (Deut 9:10-29) e o chamou “Meu servo” (Josué 1:2); Neemias tinha um espírito de servo e era lembrado por Deus (Ne 5:14-19); Cristo “achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo … por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;” (Fil. 2:8-11). Os que deixam tudo para seguir o Senhor têm que negar-se a si mesmo (Luc 9:23). Estes serão exaltados por Deus (Luc 18:28-30; Apoc 17:14).

e. A carne é uma barreira para a glória de Deus

Na carne, “não habita bem algum” (Rom 7:18). É a “inclinação da carne” que é a “morte” e “inimizade contra Deus” (Rom 8:6,7). Quanto mais que se exalta a carne será pior para o homem, pois quanto mais se operam as obras de engrandecimento da carne mais a condenação de não herdar o reino e Deus (Gal 5:19-21). É pelo semear a carne que a corrupção é ceifada (Gal 6:7,8).

Não seja destruído pelos ardís de Satanás usadas para tentar os grandes e os importantes a se exaltarem a si mesmos para assim serem destruídos pelos seus próprios pecados. Somente podemos ter vida nova por Cristo pois apenas tendo a Sua imagem em nós que somos aceitos por Deus (Rom. 8:29). Negue-se a si mesmo para viver pela fé a salvação da sua alma por Cristo e tenha uma vida de bênçãos no serviço a Deus pela Sua Palavra (Mat. 16:24-25).

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã