Skip to content

Não ignorando os seus ardis 24/30

Leitura: Romanos 5:1-6

III. OS ARDIS PARA DEIXAR O CRENTE SEMPRE DESANIMADO
A. Exagerar nos pensamentos sobre os pecados para não olharmos para o Salvador – Fil. 4:8,9
B. Interpretar Mal a Segurança da Fé – Gal 4:6.
C. Entender Mal os Contra Tempos que Vem na Vida – Rom. 8:28
D. Sugerindo que a Graça existente é Falsa – I Tim 1:12-16
E. Aconselhando que o pecado do hipócrita é o mesmo do crente – Próv. 4:18
F. Convencer que a Perda do Gozo da Salvação é a Perda da Salvação

1. A TENTAÇÃO

Lembra-se quando o seu coração era repleto de gozo? Lembra bem quando tudo era gostoso e a sua consciência era limpa, o seu coração era leve, e nada podia te abalar? Mas, olha; nem tudo é assim agora. Não há aquele gozo e aquela alegria constante que havia antes. Sabe porque? É porquê nada está bem na sua alma. Se você realmente tivesse o que era verdadeiro, teria o seu gozo até agora. Não, nem tudo está certo contigo. Há algo muito errado!

2. A SOLUÇÃO É SABER:

a. A Salvação e o gozo são coisas diferentes

O fruto vem da árvore, e a árvore sadia produz fruto. Mas a falta de fruto não quer dizer que a árvore não existe mais pois o fruto poderia aparecer fora da estação. Gozo é o fruto da salvação (Gal 5:22) mas a falta de gozo durante um certo tempo não determina a falta da salvação. A alma pode estar cheia de desejos amáveis acerca do seu Salvador e não ter sentimentos de alegria (Jó 13:15; Sal 63:1,2,8). O homem que conhece seu Deus nunca se sente raciocinado por não ter o gozo do Senhor, pois ele sabe que mesmo não tendo o gozo em algum momento, Deus está com ele. Sentindo-me seguro ou não, a verdade é que sou (João 10:28,29).

b. Mesmo perdendo alegrias, ainda há posições preciosas

Se por acaso, pelo pecado, você tem perdido o gozo da salvação, entenda que as posições que Cristo te deu ainda são suas(Rom 8:16-18, 28-39). Se você tem o conforto ou não nestas posições isso não modifica a sua posse. Temos essas bênçãos por Cristo e não por méritos (Efés 1:3-6; 2:1-10).

c. A sua condição é a mesma dos outros santos na Bíblia

Há tempos de tristeza para todos os crentes. Considere Jó – Jó 2:10, 13; Davi – Sal 51:12; 30:6,7; Jesus – Mat. 27:47; Paulo – II Cor 12:7-9.

d. Há tempo de provação na vida do verdadeiro crente

Nem todos os dias estamos costurando as vestes celestiais que um dia trajaremos no céu. Há provações que têm a finalidade de nos equipar para as vestes que usaremos um dia lá no céu (João 16:33; Rom 5:1-6; 8:18; Tiago 1:2-4).

e. Deus restaurará o gozo da nossa salvação

Sal 23:3, “Refrigera a minha alma”. Pode ser que durante uma noite você tem chorado, mas a alegria vem pela manhã (Sal 30:5). Pode ser que Deus traga águas amargas para você provar, mas ele dará a vida e tirará você dos abismos (Sal 71:20,21).

CONCLUSÃO

Se conhece o seu Deus, confie nEle. É preciso fé para continuar com Ele. Saiba que assim você o agradará mais (Heb 11:6).

Se você não está nEle, não alimente a sua presunção dizendo que a dificuldade é devido você ser crente. Se você não está nEle, a ira de Deus permanece sobre você. A necessidade é se esconder nEle.

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!