Skip to content

Não ignorando os seus ardis 1/30

Texto sugerido: 2 Cor 2:10,11

I. SATANÁS TEM ARDÍS

II Cor 2:10, “vencidos” – significa no grego: desejar ter mais (do que é próprio), cobiçoso, i.e.; por manipulação, ganhar algo. Strong’s (#4122) Um exemplo disso é um comerciante malicioso que se aproveita de cada situação para lucrar enganosamente.

II Cor 2:11, “Ardís”- significa no grego: percepção, propósito, a inteligência própria. Strong’s (#3540). Um exemplo seria um plano astucioso tendo por objetivo criar estratagemas maliciosas, enganosas. No português ardís significa: Verbete: ardil [Do cat. ardit.] S. M. 1. Astúcia, manha, artimanha, artifício; estratagema, ardileza, 2. V. armadilha (2). (Dicionário Aurélio Eletrônico, Ver 2.0).

O Apóstolo Paulo está ensinando a igreja a agir de forma que não seja enganada ou manipulada maliciosamente por Satanás. Se ela não agisse como Paulo aconselhava (perdoar o membro arrependido), seria possivelmente vencida por Satanás. Então, cairia na sua mão por ser enganada por ele.

Portanto vemos que há uma força astuta, engenhosa, inventiva e ativa, para nos persuadir de forma danosa. Esta força é um atributo da pessoa de Satanás.

A. A Posição de Satanás

1. INIMIGO #1 DE DEUS – ISA 14:12-15; EZEQUIEL 28:11-19

Orgulhoso – quer ser igual ao Altíssimo. Isa 14;14
ambicioso – quer ser elevado por seu próprio coração, pelo atributo considerado bom. Ezequiel. 28:17
luta contra Deus – I Ped 5:8; Apoc 20:7-9

2. O DEUS DESTE SÉCULO – II COR 4:4

Príncipe deste mundo – João 12:31; 14:30; 16:11
Príncipe das potestades do ar – Efés 2:2
OBS: Satanás tem poder tremendo, mas está sujeito a Deus. Ele é apenas o deus deste mundo, somente um príncipe. Deus está acima de Satanás (Efés 1:17-20; Col 1:12-18). Cristo é o herdeiro de tudo (Heb 1:2) e, assim sendo, todas as coisas se sujeitaram a seus pés (Efés 1:21-23).

3. TEMPO CURTO

O Senhor Jesus voltará logo – I Tess 5:2,4, “como ladrão” (II Ped 3:10; Apoc 3:3; 16:15)
O fim do reino malicioso está prestes para a acontecer – Apoc 20:7-10 Satanás é um ser criado e um ser espiritual. Por isso existirá para sempre. Mas, graças a Deus, a obra maliciosa de Satanás não durará para sempre.

RESUMO:

Satanás é o inimigo de Deus;
Satanás tem certos poderes sobre o mundo;
Satanás tem um tempo curto para agir; Ele fará o que puder para corromper, destruir, entortar, desanimar e enfraquecer a obra de Deus sem ser misericordioso e sem pensar em parar.
NÃO PODEMOS NOS CONFORTAR IGNORANDO OS SEUS ARDÍS.

BIBLIOGRAFIA:

Bíblia Sagrada, Sociedade Trinitariana, São Paulo, 1994
BROOKS, Thomas, As Obras de Thomas Brooks (The Works of Thomas Brooks), The Banner of Truth Trust, Pennsylvania, EUA, 1980
STRONG, James LL.D., S.T.D., Concordância Exaustiva da Bíblia Inteira (Exhaustive Concordance of the Whole Bible), Online Bible, v. 7.0

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!