Skip to content

Não ignorando os seus ardis 11/30

Leitura: Prov 4:23

II. As Estratégias de Satanás para Promover O Pecado no Mundo e as Soluções para Escaparmos delas
A. Colocar uma isca dourada em um anzol enferrujado – Gên. 3:1-5
B. Pintar o pecado com cores virtuosas – Josué 7:18-26
C. Desprezar a impiedade do pecado – II Sam 11:1-17
D. Representar a Deus Unicamente Misericordioso – Lucas 3:8; Jer 7:4-11
E. Aconselhar que o arrependimento é fácil – Efés 6:12-20
F. Convencer que a associação ao pecado não é perigosa – I Cor 15:33
G. Mostrar que os homens pecaminosos são abençoados – Sal 73:1-14
H. Apresentar o sacrifício de uma vida santa como sendo pesado – II Cor 4:7-11

Estudaremos então mais sobre os ardis de Satanás para não sermos ignorantes deles. Uma outra tática usada por Satanás para promover o pecado no mundo é:

I. POLUIR AS MENTES COM ERROS COM A FINALIDADE DE DESPREZAR A VERDADE

1. A TENTAÇÃO

Satanás infere: Há tanta confusão acerca da verdade que não adianta afirmar nada. As ordenanças não são importantes para a nossa adoração; as Escrituras têm tantas contradições que só pode crer aquele que realmente a entende com uma mente humana aberta; crer que há um só Mediador quando há evidências de que existem muitos outros poderes é loucura e fanatismo; tudo o que se sabe de Cristo é apenas um simbolismo do amor e da luz ou uma indicação de algo aqui na terra ou na mente do homem; não tem céu nem inferno, nem Deus ou diabo além do que está dentro de nós; não tem nenhuma lei que dirige os santos pois são livres para pensar e fazer segundo o Espírito, e Ele é liberdade; etc. e assim seguem as tentações de não dar ênfases aonde Deus afirma alguma coisa deixando existir algo que Deus proíbe.

Observação: Essas tentações podem ser vistas hoje nas crenças do Espiritismo, no Catolicismo, no Pentecostalismo e no Protestantismo com toda as suas cerimônias, tradições e sentimento. Também se inclui nesta lista os pensamentos do Agnosticismo, muitas filosofias e antinominismo. Se essas tentações estiverem aceitas pelos nossos ouvidos, logo estaremos andando em clara oposição às verdades de Deus, pensando que a Ele estamos agradando.

2. AS SOLUÇÕES

a. Uma mente corrupta é tão ruim quanto uma vida depravada aos olhos de Deus.
Mat. 12:34, “… Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mat. 15:18);

I João 2:16 – todo pecado é concupiscência (Mat. 5:28); Tiago 1:14,15, “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; …” (Rom 1:21,28)

Deus olha para o coração (I Sam 16:7). Tenha cuidado com aquilo que você estuda sobre Deus e o que você aceita como sendo a verdade. Isso influi muito na mente e assim nas ações. Não se pode agradar a Deus com o erro. Para Ele !importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24).

b. Aceite a verdade com amor e adoração

Efés 4:11-16, edificados “para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homem … antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em …Cristo.” Quem ama a verdade de coração, não aceita facilmente o erro em sua mente (Col 3:16).

c. Considere que qualquer que seja o erro, ele só traz destruição
I João 3:4 “pecado é iniqüidade”
Rom 6:23, “salário do pecado é morte”
I Cor 3:11-15, “pelo fogo será descoberta … sofrerá detrimento”
Ecl 12:14, tudo será julgado no fim

d. Guarde a verdade – Provérbios 4:23
II Tim 1:13, Conserva o modelo das sãs palavras?
Tito 1:9, !Retendo firme a fiel palavra?
Só é possível segurar o erro se primeiramente soltar a verdade. Então, não solte a verdade, nem um pouco. · !Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração?, Sal 19:8, porque então namorar com o erro? É melhor perder os parentes, favor, bens do que a verdade de Deus.

e. Seja humilde
Sal 25:9, “Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.” As pessoas guiadas e ensinadas por Deus, verdadeiramente não vão cairão tão facilmente no erro.
Próv 15:33, “…precedendo a honra vai a humildade.”
Pelo conhecimento as filosofias geralmente fazem a soberba aumentar (I Cor 8:1, !… A ciência incha, mas o amor edifica.”

f. Considere o que o erro tem produzido
Considerem os cegos de coração o que o erro tem feito, a tristeza semeada no mundo, os túmulos cheios, os corações quebrados, a honra vencida, a beleza danificada, os corpos cicatrizados, os juízes pervertidos, as mentes corrompidas, as famílias fragmentadas, as boas intenções rompidas, etc. tudo por causa do erro. A consideração desses erros deve incentivar-nos a termos um desgosto do erro tamanho que busquemos a Deus pedindo a Sua misericórdia para nunca mais cair nas armadilhas de Satanás. Sal 73:17-28.

3. DEFESAS CONSTANTES

Tenha a verdade na mente. Fil. 4:8, “nisso pensai”, Col 3:2, “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”; Sal 1:2,3, “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Só é possível adorar a Deus corretamente através da verdade, João 4:24 · Estude a Palavra de Deus para ser dirigido por ela constantemente:

“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti..” (Sal 119:11)

Published inNão ignorando os seus ardisVida cristã

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!