Skip to content

Por que desistimos de ler a Bíblia?

Então você se comprometeu a ler a bíblia novamente este ano. Glória a Deus.

Talvez isso seja algo novo para você, uma promessa de ano novo. Ou talvez você seja um leitor maduro, desejando manter os padrões que Deus abençoou há muitos anos.

Se você leu muito ou pouco no passado, não vai mudar em nada no que vai acontecer. Talvez já aconteceu. Você se senta para ler a Palavra, passa meia hora lendo Gênesis, Deuteronômio, Salmos ou Romanos, fecha a bíblia, e não sabe o que fazer com o que acabou de ler.

O que você faz quando a leitura da bíblia não é proveitosa? Sua leitura não produz conhecimentos fantásticos, revelações, nem experiências profundas de respeito e milagres. Isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Isso nos desanima. Deus falou comigo e nada mudou.

O que você faz quando a leitura da bíblia é insignificante?

Duas mentiras que Satanás conta

Para que você ora quando sua leitura da bíblia não lhe proporciona princípios de vida. Há alguma razão de ler as Escrituras quando não há aplicação pessoal.

Satanás tem o objetivo de nos destruir rodeando a fé em nossas almas.(Lucas 22:31; 1 Pedro 5:8). Há duas mentiras que ele profere quando lemos a bíblia. A primeira é nosso tempo com a Palavra não valeu a pena. Nossa plano de leitura nos deu meia hora de “esse e esse era um rei do mal. Ele guerreou com as pessoas. Ele morreu. E seu filho tornou-se rei em seu lugar’’. Divertido, talvez, mas se isso é tudo o que aproveitamos depois de ler a bíblia, melhor assistir à Netflix.

Essa é a mentira do cinismo. Não vejo proveito para mim aqui. Meu tempo foi perdido. Com o passar do tempo, acabamos lendo a bíblia cada vez menos, ou pulando as partes ‘’insignificantes’’ que achamos que não servem para nós.

Ou talvez Deus nos poupe por recusar cinicamente a importância de alguns capítulos ou livros da bíblia. Ainda haverá muitas vezes que não saberemos o que fazer com o que lemos. Neste caso, não temos problema com a bíblia, e sim com nós mesmos, Esta é mentira por desconfiar de si mesmo.

Por que não consigo tirar proveito da minha leitura? Sabemos que não é porque a Palavra de Deus é insignificante, então deve ser porque não somos inteligentes, espirituais ou treinados o suficiente.

Nossa adoração pela manhã, que se iniciou com tanta esperança e claro propósito, acaba em preocupação : “O que há de errado comigo que eu não vi nada de novo hoje?’’

Você não é um arquivo

Se você já sentiu cinismo ou dúvidas na leitura da bíblia, acalma-se. Quando compreendemos nós e a bíblia da maneira correta,veremos que não há nada de insignificante na nossa leitura.

Parte do problema é que não entendemos que Deus fez as pessoas para serem humanas em primeiro lugar. Humanos não são sistemas intelectuais de informações. Quase tudo o que você faz durante o dia é o resultado de informações reunidas em sua mente, reconhecendo o que é lógico e o que fazer.

O motor principal que move você pela vida não é o seu conhecimento, mas o amor. Nos movemos irresistivelmente (mesmo quando não percebemos) na direção do que amamos – nossos interesses profundos, desejos, e amores que cativam nossos corações.

Por que lemos?

Por isso Davi disse: “Se a tua lei não fora o meu deleite, então eu teria perecido na minha angústia.’’ – (Salmo 119:92) Verdade? Perecido?

Davi era poético, mas isso não é exagero. Mesmo se você meditar na lei de Deus dia e noite, (Salmo 1:2), desvendar o mais profundo aprendizado da sua leitura, e compreender todos os mistérios e conhecimento da vontade de Deus, (1 Coríntios 13:2), se seu coração não se moldar à semelhança do Filho de Deus, sua leitura bíblica não valerá nada.

Em nossa leitura bíblica, não estamos procurando aprender certas coisas, mas sim nos tornarmos certos tipos de pessoas. Nós queremos que a beleza, a excelência e a santidade de Deus se espalhe mais profundamente dentro de nós. não só no pensamento, mas no coração e no agir.

Nossas mentes tentam entender a Palavra de Deus, tentam encontrar proveito para nossas vidas, e tentam ganhar conhecimento dos mistérios de Cristo, não com um fim em si mesmas, mas porque esses são os caminhos que Deus nos dá para sermos conforme a imagem de Seu Filho (Romanos 8:29).

Espada em Suas mãos

Somos cínicos ou ficamos desanimados com a leitura da bíblia em parte porque esquecemos o que é ser humano, mas também porque esquecemos que a Bíblia é o livro de Deus.

A Palavra de Deus é “como fogo…como um martelo que esmiúça a pedra’’ (Jeremias 23:29). Você não para o martelo de Deus porque ficou sem um novo princípio de vida. Não podemos exterminar a Palavra de Deus , viva e ativa, simplesmente porque não entendemos seu significado prático imediatamente.

Devemos ser fiéis em cumprir nossa leitura, mas, fundamentalmente, é Deus que dá o crescimento (1 Coríntios 3:7) – o conhecimento, a aplicação, o esclarecimento – e Ele não depende de nós para abençoar como Ele deseja. Quando lemos a bíblia, não estamos fazendo uma autocirurgia para pensar ou agir melhor. Estamos nos voltando para Deus, que cura com sua espada, penetrando até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medula. (Hebreus 4:12).

Seu crescimento e santificação sempre acontecem mais profundamente do que você percebe – não desanime se não consegue ver de uma vez. Deus pode fazer mais para sua vida com dez minutos de leitura bíblica “insignificante” do que todo o conhecimento de Homero, Shakespeare e Tolstoy juntos.

Sem Desperdício

Toda a Palavra de Deus é “perfeita e revigora a alma” (Salmo 19:7).o que significado que o seu tempo com a bíblia não é desperdício. Não importa o quanto de conhecimento você obtenha em um dia de adoração (muito ou pouco) , você sempre terá algo pelo o que orar depois de sua leitura da Palavra.

Deus, sua palavra é perfeita, segura, justa, pura, limpa e verdadeira. Por isso, você reaviva almas, faz os simples serem sábios, alegra corações, ilumina os olhos, e nos molda à sua justiça ( Salmo 19:7-9) , Transforma as palavras na minha frente em virtude e graça dentro de mim, me moldando a imagem de seu Filho. Deixe sua palavra atingir o meu coração como um martelo, destruindo o que é pecaminoso, e purificando o que é justo. Molde não somente a minha mente, mas meu ser inteiro, para amar o que Cristo ama e abominar o que ele abomina. Amém.

 

Bryce Young é estrategista de conteúdo no Desiring God. Ele é formado no Seminário e Faculdade Belém, membro da Igreja das Cidades e atualmente vive no sul de Minneapolis, EUA. Twitter: @BryceLYoung

Tradução graciosamente feita pela cooperadora Izabela Morgado. Seja um tradutor voluntário.


Fonte: desiringgod.org

Published inVida cristã