Skip to content

VOCÊ JÁ FOI PERDIDO?

A pergunta mais penetrante na alma do homem ou mulher é: Onde estará na eternidade?!

Muitas pessoas já tem sido desafiados com esta pergunta, mas parece que este mundo está cheio de pessoas com ouvidos surdos espiritualmente e corações mortos.

Milhares tem acreditado que somente sendo identificados com uma religião (qualquer) é bastante para assegurar o seu futuro na eternidade. Mas estão certos???

Também muitos procuram segurança nas doutrinas da sua religião, mesmo que as doutrinas não sejam baseadas na Palavra de Deus, a Bíblia.

É somente uma questão de fazer o bem, sem conhecer pessoalmente o que Deus, o Pai, tem dito, e esperar que Ele aprove as suas ações? Não. De jeito nenhum!

RELIGIÃO NENHUMA PODE SALVÁ-LO!

A religião que muitos conhecem é uma tentativa humana para reformar a si mesmo e os seus amados para que todos possam um dia merecer uma entrada no céu.

Esta religião tem uma aparência exterior de piedade. Ela parece ser verdadeira, mas “Religião” não é salvação, nem ainda dá segurança para a alma dos seus seguidores.

O Apóstolo Paulo, inspirado por Deus para registrar a vontade de Deus por escrito, disse a Timóteo, “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. 2 Timóteo 3:5.

Talvez, pela sua religião tenha aprendido que todos nós somos pecadores. Tudo bem. Mas se não recebermos a instrução da Palavra de Deus é capaz de pensar assim: Todas as pessoas são pecadoras, então, a minha condição não é pior do que a do meu próximo, e se uma pessoa fosse salva, então todas também seriam. Mas somente um pouquinho da instrução da Bíblia esclarecerá os seus pensamentos. Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Ser “destituídos” da glória de Deus é estar fora (longe) de Deus; é ser um necessitado. Somos pecadores e condenados em flagrante diante de Deus. Porque pelos nossos pecados temos ofendido o Deus Santo e Vivo.

Dizer que todos nós estamos no mesmo barco é não saber como é sério ser achado culpado diante do Juiz Divino. E é um problema pessoal. Jesus Cristo disse para todos nós pessoalmente, “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que Se havia perdido”, Lucas 19:10.

VOCÊ ESTÁ PERDIDO/PERDIDA?

Agora, vem uma pergunta: por que, em todo o nosso treinamento religioso, tem sido dado às Escrituras um lugar tão insignificante, e até você tem lido muito pouco da Palavra de Deus, a Bíblia?!

É sempre mais fácil acreditar em alguns dogmas, ou leis, ou tradições, do que procurar por si mesmo a verdade.

As Escrituras revelam uma pessoa chamada Jesus Cristo. Você acredita que este Jesus Cristo é o Filho de Deus? Sua resposta é provavelmente “sim”. Abra a sua Bíblia no livro de Tiago, capítulo 2 e versículo 19: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem; também os demônios o crêem, e estremecem”. Quase todas as pessoas acreditam que Satanás e os seus demônios não são salvos. Meu caro amigo, deixe-me perguntar: Você na sua vida inteira já sentiu que estava perdido/perdida, indo para o inferno, condenado, sem ajuda, e sem esperança?!

O pecador está perdido e é um inimigo de Deus. Se a morte caísse sobre uma pessoa assim, seria lançada no fogo de inferno; separada de Deus para sempre.

Qual é a sua resposta? Muitos não podem se lembrar de um dia ou uma época na sua vida quando se sentiram culpados e perdidos diante de Deus. Se este for o seu caso, então, o problema é sério. “Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”. O arrependimento é necessário para a salvação. Mas muitas pessoas acham que são tão boas que não precisam do arrependimento. O caso delas é triste, porque Jesus salva somente aqueles que são pecadores. Não os que não querem admitir a sua condição pecaminosa.

A falsidade do batismo infantil é que esta doutrina tem dado uma segurança falsa a milhares que dizem que nunca foram perdidos. Eles se sentem seguros por causa do seu batismo e confirmação da sua religião. Não dão o valor da chamada de Jesus Cristo aos pecadores perdidos.

Aqueles que confiam que a sua religião, ou as doutrinas da sua religião, há alguns que podem cita-las de cor, ou as boas obras, são bastante para livrar a sua alma, terão a angústia de ver estas coisas virarem cinzas no dia do julgamento, diante do grande trono branco. O treinamento religioso e obras religiosas não são a salvação. Efésios 2:9: “Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Há até alguns que se orgulham duma “regeneração” pela água, mas isto não agüentará a prova no dia do julgamento.

O PECADOR PRECISA SE ARREPENDER DE CORAÇÃO DOS SEUS PECADOS

Porque precisamos nos arrepender?

Deus nos diz que temos quebrado as suas leis voluntariamente, pela nossa própria escolha temos praticado, nos pensamentos e nos atos, o pecado. E, portanto, temos nos alienado do nosso bom Deus como se fosse um inimigo. O mandamento é dado no livro de Marcos 1:15, “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho”. É um mandamento direto do Senhor do Céu para arrepender-se! Mas alguém ainda pode dizer assim: “Eu fico confiando na minha religião, sou bom, não faço mal a ninguém, não maltrato a minha esposa, meu marido, ect. “Assim o homem se sente mais ou menos seguro, mas falta o arrependimento, e é claro que sendo honestos diante de Deus temos que admitir que pecamos. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados”, Atos 3:19. Também, Lucas 13:3-5, que diz: “E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidas que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo: antes, se vos não arrependestes, todos de igual modo perecereis.

O que o Deus Vivo diz na Sagrada Bíblia tem muito mais valor do que os nossos pensamentos e desculpas que vem duma mente já corrupta pelo pecado. A nossa consciência também não é um guia em quem podemos confiar, porque a nossa consciência pode ser treinada para desculpar qualquer ofensa contra Deus. O que Deus fala para nós é mais importante do que as nossas crenças dadas a nós por tradição. Não importa o que pensamos ou achamos sobre a salvação. O mais importante é o que Deus tem revelado a nós através da sua Bíblia. Ainda mais, a sinceridade e dedicação são qualidades que todos admiram, mas ser sinceramente dedicado ao erro é uma desilusão. Os moradores desta terra são e serão julgados pelo que está escrito na Palavra de Deus.

Os pecados do coração e as ofensas contra Deus podem ser apagados somente pelo sangue de Jesus Cristo. Somente o sacrifício de Jesus Cristo, o inocente, pode satisfazer a lei justa e santa. Não pode ser o batismo, nem a hóstia, nem o vinho, nem a confirmação, nem o seu nome no rol dos membros duma igreja; mas Jesus ofereceu-Se, uma vez, a Si mesmo. Este é o sacrifício aceitável a Deus. E este sacrifício sendo perfeito não precisa ser repetido. A cena do Calvário não será repetida. O sangue precioso de Jesus Cristo, que Ele derramou voluntariamente na cruz do Calvário, é suficiente para apagar todos os pecados de todos aqueles que crêem. Deus não aceita outra coisa para perdoar você e eu. Hebreus 5:9, “E sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.

Precisamos nos lembrar que desde a queda de Adão (veja Gênesis capítulo 3) a nossa natureza (herança do nosso Pai Adão) é pecaminosa. Por isto, é necessário que nos arrependamos do pecado que temos praticado, não somente por causa da herança do Pai Adão, mas porque nós também, escolhemos pecar. Então, já somos pecadores e necessitados diante de Deus.

Pense bem nesta frase: O arrependimento é o que o pecador tem que fazer para poder ser salvo. O Evangelho é o que Cristo fez para nos salvar. Veja como é muito importante virar as costas ao pecado e olhar bem, em fé, para Jesus, o Salvador. João 5:28: “Não vos maravilheis disto porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz”.

Nem o sepulcro pode impedir o seu encontro com o Juiz Divino. Você, meu amigo, um dia estará ou no céu ou no inferno para sempre. Arrepender-se e mudar a sua mente acerca de Jesus Cristo, reconhecendo o seu próprio estado desesperado sem Jesus. Salvação é uma coisa pessoal. É humilhar-se diante de Deus e pedir perdão. Sem arrependimento não há salvação para você e sem um conhecimento no coração da sua condição, é impossível se arrepender. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, Hebreus 9:27.

“Mas Deus não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependem: Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

Ö mandamento é que todos os homens, isto também inclui as mulheres, moços e moças, em todo o lugar se arrependam!

CREIA NO EVANGELHO

O que é o Evangelho?

Muitas pessoas vão fielmente ao seu pastor ou ao seu padre para ouvir as mensagens do Evangelho, mas nunca chegam a saber o que é o Evangelho.

Se eu perguntar a você: O que é o Evangelho? Como responderia? Muitas pessoas já disseram a mim que não sabem, ou não sabem com certeza o que é o Evangelho, mas ao mesmo tempo disseram que estão recebendo a mensagem do Evangelho!

Romanos 1:16, “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”. Então, não é mesmo fundamental que saibamos o que é e creiamos no Evangelho?

Meu amigo, se quiser ter esta salvação que Deus oferece gratuitamente, vai ter que vir e receber, como todos os outros vieram e receberam. Veja Atos 20:21: “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”.

A palavra “Evangelho” significa as “Boas Notícias”. O Evangelho é “boas notícias” que vem de Deus acerca do seu Filho, Jesus Cristo. O Evangelho é “boas notícias” porque revela como o injusto pode ser feito justo. “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”, 2 Coríntios 5:21.

O Apóstolo Paulo, inspirado por Deus, disse no livro de 1 Coríntios 15:1-4: “Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

Não é só botar na mente alguma história velha acerca de alguém chamado Jesus e esperar que isto basta. É crer na explicação bíblica da queda do homem; na nossa necessidade de ser salvo agora, e que Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo para ser o nosso substituto. Este mesmo Jesus ressuscitou dentre os mortos para viver para sempre como a Bíblia afirma. É colocar a nossa confiança na suficiência daquele sangue derramado no Calvário, para tirar a ofensa da nossa conduta pecaminosa contra Deus.

Quando cremos e recebemos Jesus Cristo tornamo-nos “recém-nascidos, tendo um novo nascimento, pelo qual um podre pecador perdido e culpado, merecendo a punição eterna do inferno, recebe o perdão e a isenção da executação. Esta executação tem sido colocada no Filho de Deus, Jesus Cristo. Então, nós que cremos, não estamos mais sob a ira de Deus. Entendeu meu amigo? Você pode ser livre da condenação do lago do fogo que arde para sempre. João 1:12, “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder (ou autoridade) de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome”. Que mudança! Ser transformado de um filho da perdição, em um filho de Deus!

Eu lhe imploro, caro leitor e amigo, hoje, se não se lembra de uma época quando sentiu que estava longe de Deus e perdido. Escute por favor, as palavras deste versículo: “Ora, nós, sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus,” Romanos 3:19. Pode contar a si mesmo no meio deste grupo, “todo o mundo”, e “condenável”. Arrependa-se e creia no Evangelho e receba o perdão dos seus pecados e a vida eterna.

“Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará, Tiago 4:6 e 10.

Admitir que temos agido erradamente diante de Deus e dos homens é uma coisa humilhante.

A PROMESSA DA SALVAÇÃO

Disse Jesus, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, Mateus 11:28.

Venha e confie em Jesus como o seu Salvador hoje. “Este meu filho estava morto (em ofensas e pecados, referência Efésios 2:1), e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se”, Lucas 15:24.

Published inOutros assuntos