Skip to content

Um Esposo Fiel

Ser casado com minha esposa é a maior benção da minha vida. Joy e eu somos casados há 14 maravilhosos anos, e eu não consigo imaginar minha vida sem ela. Eu escrevo este artigo com certo receio, pois sei que não sou um marido perfeito, mas quero me tornar um esposo fiel para o resto da minha vida. Este artigo não vai contemplar todos os significados do que é ser um esposo fiel, então apresento alguns conceitos para reflexão.

1. Um esposo fiel é um seguidor fiel de Cristo. Acima de tudo, um esposo fiel aprende com Jesus como amar sua esposa porque ele sabe como Cristo o trata. Ele entende que Jesus lhe ama, não porque ele é bom, merecedor ou obediente, mas simplesmente porque Ele escolheu amá-lo. O coração de um marido fiel foi conquistado pelo amor de Cristo, e ele ama Jesus porque Cristo lhe amou primeiro. Assim, ele vive sob a ordem de Jesus e guarda Seus bons mandamentos porque ele foi comprado por um preço. E ele ama sua esposa, não porque ela merece seu amor, mas porque Cristo ama ele , dando um exemplo de amor, ordenando-lhe a amar sua esposa.

2. Um esposo fiel ama sua esposa. Isso parece óbvio, mas está longe de ser. Amar nossas esposas não significa apreciar o quanto elas nos amam.Quando eu faço aconselhamento pré-matrimonial, eu sempre pergunto aos casais: ”O que você ama na sua noiva?” Às vezes o noivo diz: ”Eu amo como ela se importa comigo”, ” Eu amo a maneira como ela me trata” ou ”Eu amo como ela realmente me entende”. Mas amar sua esposa não é amar o quanto ela ama você. Uma vez ouvi um esposo dizer, ”Finalmente descobri porque sou tão feliz no casamento. Minha esposa e eu somos apaixonados por mim”. Mas um marido fiel ama sua esposa por servi-la sem pedir nada em troca. Ele ama sua esposa porque coloca as necessidades dela em primeiro lugar, não exigindo egoisticamente que ela coloque as dele. Ela não é sua empregada nem babá. Ela é seu amor. Isso significa que ele trabalha para ela, não só fora de casa, como dentro de casa e no relacionamento.

”Maridos, amai vossas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela” (Efésios 5:25).

3. Um esposo fiel fala com gentileza e bondade com sua esposa. Ou seja, ele não usa palavras para controlar sua esposa para seu próprio benefício. Ele não fala duramente com ela ou a menospreza para que ela o trate do jeito que ele quer ser tratado. A Bíblia alerta, ”Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde” (Provérbios 12:18). Um marido fiel usa palavras para apoiar, fortalecer e edificar sua esposa. ”Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover edificação, para que dê graça aos que a ouvem’‘ (Efésios 4:29). Isso significa que esposos fiéis não usam palavras de julgamento, de críticas ou humilhantes. Eles usam palavras de amor, ânimo, aceitação e bondade. ”Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4:32)

4. Um esposo fiel conduz servindo sua esposa e estabelecendo um exemplo como o de Cristo. A liderança de um esposo é geralmente malentendida em alguns círculos cristãos conservadores. Maridos não devem conduzir suas esposas dizendo a elas o que fazer ou exigindo que elas sejam submissas. A Bíblia nunca diz aos maridos para que eles façam com que as esposas sejam submissas a eles. Ao contrário, os esposos devem conduzir suas esposas servindo e amando. Deus diz para as esposas serem submissas aos esposos, mas elas devem fazer isso livremente de coração, porque querem, não porque seus maridos exigem que elas sejam submissas. Em Marcos 10:42-45, Jesus diz:

“Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser princípes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes, usam de autoridade sobre elas; Mas entre vós não será assim; antes qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.

5. Um esposo fiel humildemente fala de Cristo para sua mulher. Quando sua esposa está desanimada, ele oferece os consolos de Deus. Ele tenta animá-la com as promessas seguras da Palavra. Quando ela peca contra ele, ele não reage com mais pecado. Em vez disso, ele é amável e resolve a situação usando o evangelho. Ele fala com ela como Deus em Cristo fala com ele na Palavra. Quando ele vê as qualidades que adora na esposa, ele louva a graça de Deus em sua esposa. Ele se alegra com sua esposa no evangelho de Cristo, pois Ele os reconciliou para Deus, pois Ele os deu vida eterna. E ele lembra sua esposa dessas coisas. Se ele perceber que sua esposa se desvia do caminho de Deus, ele fala de Jesus com toda a humildade e amor para ela. Ele sempre tenta lembrá-la das maravilhas e graças de Deus. E dessa maneira, um esposo fiel tenta colocar Deus no centro de seu lar com suas palavras e seu exemplo para a glória de Deus e pelo bem de sua esposa.

Que Deus conceda aos casais de fé a construção do matrimônio no Senhor Jesus Cristo para Sua glória e para a alegria deles.


Tradução graciosamente feita por Izabela Morgado
Fonte: founders.org

Published inFamília