Skip to content

Pergunta 83 – Quem deve participar da Ceia do Senhor?

83. Pergunta. Quem deve participar da Ceia do Senhor?

Resposta. Só os que creram em Jesus Cristo e foram batizados (1); que andam dignamente perante o Senhor (2). Jesus foi batizado antes de participar da Ceia do Senhor e o batismo precedia sempre a participação na mesma na época dos apóstolos. Os que andavam desordenadamente eram excluídos (disciplinados) (3).

83.1. Mateus 28.19-20, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

83.2. Atos 2.41-42, “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”

83.3. I Coríntios 5.11, “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” I Coríntios 11.29, “ Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” (Suplementado por T. T. Eaton).

Em Memória de Mim – “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.” Lc 22.19

Há algo muito íntimo no pensar da Ceia como um memorial. Todos nós gostamos lembranças daqueles entes queridos que já partiram ou que estão longe. Seja uma foto, uma carta, uma poesia, roupa ou qualquer coisa que nos faz lembrar dos nossos amados, lembranças são preciosas. Assim é a Ceia do Senhor. Ela traz a nossa memória as cenas bíblicas e os eventos da paixão do nosso Senhor quando Ele por amor Se deu a Si mesmo por Seus, por nós.

Mas lembrar não é suficiente em si mesmo. O lembrar deve incentivar amor e fidelidade ao nosso Salvador. Se lembrássemos o nosso Salvador em toda hora como nós lembramos Ele quando tomamos a Ceia, não iríamos aos lugares inconvenientes e nem faríamos nada que não queríamos Jesus como testemunho. O memorial da Ceia é uma maneira que Jesus faz que nós lembremos do Seu sacrifício pelo nosso pecado. Ele pede que nós O lembremos e que este memorial nos constrange a sermos fieis. Lembrando de Jesus deve guardar-nos de toda dúvida e todo pecado e deve nos inspirar a nobreza da vida cristã – J. R. Miller D. D.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!