Skip to content

Pergunta 73 – Como a Palavra deve ser lida e ouvida para que se torne eficaz para a salvação?

73. Pergunta. Como a Palavra deve ser lida e ouvida para que se torne eficaz para a salvação?

Resposta. Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com diligência (1), preparação (2) e oração (3), recebendo-a com fé (4) e amor (5), gravando-a no coração (6), e praticando-a na vida (7).

1. Provérbios 8.34, “Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.”

2. I Pe 2.1-2, “Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.”

3. Salmos 119.18, “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.”

4. Hebreus 4.2, “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naquele que a ouviram.”

5. II Tessalonicenses 2.10, “E com todo o engano da injustiça para os que pereceram, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.”

6. Salmos 119.11, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”

7. Tiago 1.25, “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”

A Palavra de Deus, para o melhor proveito, deve ser lida e ouvida particularmente da mesma maneira que convém ter um estudo bíblico em nossos lares, e nos lares dos outros, ou na igreja. Como podemos ter um culto domestico regular, um culto nos lares de outros?

Qualquer boa prática precisa de um líder. É necessário que alguém se responsabilize em organizar o estudo. Coisas boas não acontecem por acaso. Se pretendermos obter vitória nessa área, precisamos não somente de um plano, mas de alguém que tome a iniciativa. Mesmo que a própria leitura, oração ou canção seja dirigida por uma outra pessoa, a responsabilidade de organizar o tempo e reunir todos os membros da família para o estudo bíblico deve ser de uma pessoa, “o líder”. É melhor ter um plano e falhar, do que falhar em não ter um plano. É interessante notar que pouco daquilo que não é organizado chega a ser proveitoso. Então, para ter um proveito do tempo do estudo bíblico, alguém deve assumir a posição de líder.

Uma vez que todos estão presentes é proveitoso que qualquer atividade não relacionada com o estudo bíblico seja eliminada. Se for num lar, a TV e o radio devem ser desligados, o lazer de ler outros livros a na ser da Bíblia precisa ser interrompido, e as conversas devem ser direcionadas para o assunto da hora, ou seja, o estudo bíblico. Se for na igreja, as crianças devem passar no banheiro antes do culto, e relembradas que é tempo para ouvir a Palavra de Deus. Não é demais também pedir que uma postura de respeito à Palavra de Deus seja feita com os nossos corpos durante este tempo especial. Este tempo num lar pode ser usado para ensinar as crianças o comportamento adequado para com a Palavra de Deus. Se no lar respeito às Escrituras Sagradas for uma prática constante, não será muita coisa levar tal comportamento à igreja.

Versículo para Memorizar: Salmos 19.7, “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.

Com o líder e os participantes em prontidão, nada melhor do que agora ter um plano. O estudo bíblico pode começar com uma canção ou oração. Depois disso vem a leitura bíblica e o seu estudo. Por fim pode ter uma outra canção e oração. Se for culto domestico, o tempo gasto não precisa ocupar uma grande parte do dia para ter um efeito bom. Bastam apenas uns 10-15 minutos abençoados por Deus para que o estudo bíblico doméstico seja uma bênção. Se for o estudo num lar de alguém outro, uns 30-40 minutos serão suficientes normalmente. O que vale muito nos estudos domésticos não é volume, mas continuidade (Is 28.10,13).

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”

I Coríntios 14.40

Versículo para Memorizar: Salmos 19.7, “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices”.

Sugestões para Leitura Domestica da Bíblia

Leituras:

  • Livros da Bíblia pela ordem
  • Livros da Bíblia nos quais se tenha um interesse especial (história, profecia, doutrina, personagens)
  • Capítulos inteiros ou as divisões deles
  • Livro de Provérbios – um capítulo por dia. Este livro pode ser lido cada mês por ter 31 capítulos.

Participações:

  • O líder, ou alguém apontado por ele, pode fazer a leitura do dia
  • Faça um rodízio de leitura com todos os elementos do grupo participando
  • Cada membro da família tem um dia especial para preparar uma leitura predileta
  • O líder pode fazer perguntas ao grupo sobre o que foi lido.

Orações:

  • Pedidos oferecidos pela família
  • Lembrar dos pedidos da igreja
  • Uma lista para usar de referência todos os dias. Marcar os que foram respondidos.
  • Cada pessoa pode participar nas orações ou somente o líder ou quem ele aponta.

O Horário:

  • Logo depois o café da manha
  • Logo depois do almoço ou do jantar
  • Logo antes de deitar ao anoitecer

Com Tempo Sobrando:

  • Cante mais hinos (invente alguns!)
  • Explore um assunto de interesse geral
  • Memorize um versículo chave da leitura
  • Estenda a leitura para mais capítulos
  • Leia partes de alguns livros que tenham comentários aprovados.

No caso de doença, viagem ou qualquer outro motivo que faça com que a rotina seja quebrada, não entre em pânico. Se for necessário interromper o estudo bíblico doméstico, faça uma pausa. Mas, não desista do hábito permanentemente só por ter de quebrar a rotina uma ou outra vez. Procure voltar a essa prática abençoada, pedindo a Deus a graça para fazer o que Lhe agrada nesse respeito.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!