Skip to content

Pergunta 64 – O que o décimo mandamento proíbe?

64. Pergunta. O que o décimo mandamento proíbe?

Resposta. O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (1), inveja ou cobiça com o que é do próximo (2), e todas as emoções e afeições desordenadas em relação a qualquer coisa que pertença a ele (3).

64.1. O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (1), inveja ou cobiça com o que é do próximo (2), e todas as emoções e afeições desordenadas em relação a qualquer coisa que pertença a ele (3).

I Co 10.10. “E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor”.

Hb 13.5, “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”.

A Seriedade da Cobiça

Os homens normalmente vêem o pecado da cobiça como sendo de menor importância. O Criador, entretanto, sabe quão perniciosa é a corrupção do pecado. Considere o perigo e o mal deste pecado:

A cobiça no coração humano é uma fonte de pecado. A cobiça levou Eva a pecar no Éden (Gn 3.6, “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”; I Jo 2.16, “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.), Judas a trair a Cristo (Mt 26.15), Davi em cair no pecado de adultério e assassinato (II Sm 11.2) e o mancebo rico a rejeitar Cristo (Mt 19.21-24). O décimo mandamento é realmente um escudo para os outros mandamentos, pois a cobiça fará com que o homem quebre todos eles. Pv 1.19, “São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem”.

1. A cobiça nos leva a colocarmos outras coisas no lugar de Deus. (Êx 20.3. Jó 31.24-28). Se tiver tempo para trabalhar em muitas coisas mas não acha tempo para Deus pode ser que a cobiça tem se levado a ter um outro deus além do Verdadeiro. Nessa maneira peca contra o primeiro mandamento.

2. A cobiça faz da riqueza o nosso ídolo (Êx 20.4, Ef 5.5, “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”; I Tm 6.10, “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”). Se a sua fala é mais sobre coisas, ganhos, e até frugalidade é evidente a cobiça vive no seu coração. Nessa maneira peca contra o segundo mandamento.

3. A cobiça faz o homem jurar falsamente e usar o nome de Deus por mero lucro (Êx 20.7). Há casos de usar o que é sagrado para satisfazer a concupiscência (Pv 7.14, “Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus voto”). Nessa maneira peca contra o terceiro mandamento.

4. A cobiça levou o homem a quebrar o sábado (Êx 20.8). Hoje o homem trabalha no dia do Senhor visando o lucro financeiro. Nessa maneira peca contra o quarto mandamento.

5. A cobiça causa a negligência aos pais (Êx 20.12). Como o filho pródigo, há os que desrespeitam os pais se houver proveito pessoal, Mt 15.3-6. Nessa maneira peca contra o quinto mandamento.

6. A cobiça é responsável pelas guerras e assassinatos (Êx 20.13). Como Acabe matou Nabote para satisfazer-se com o que era de outro, assim a cobiça leva-nos a odiarmos outros por não termos o que tem. Nessa maneira peca contra o sexto mandamento.

7. O adultério começa quando o homem cobiça o que não lhe pertence (Êx 20.14; II Sm 11.2). Veja como a indústria do entretenimento explora o sexo por dinheiro. Nessa maneira peca contra o sétimo mandamento.

8. A cobiça é a mãe do roubo (Êx 20.15). Acã roubou por cobiçar primeiro (Js 7.21). Ladrões e cobiça andam juntos. Nessa maneira peca contra o oitavo mandamento.

9. A calúnia e o engano podem ser traçados como freqüentemente tendo seu início na cobiça (Êx 20.16; Pv 1.19, “São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem”). Exemplo é Acabe contra Nabote – Falsos testemunhos, I Rs. 21.10. Nessa maneira peca contra o nono mandamento.

Que oramos assim: “Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão”, Pv 30.7-9.

Versículo para memorizar: Êx 20.17, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Grande aliado temos no contentamento! Contente-se com Deus: Sua sabedoria, providência, o Seu Ser, a Sua salvação, promessas, o Seu Espírito Santo e a Sua Palavra.

64.2. O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (1), inveja ou cobiça com o que é do próximo (2), e todas as emoções e afeições desordenadas em relação a qualquer coisa que pertença a ele (3).

Versículo para Memorizar: Colossenses 3.5. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.

Gálatas 5.26 “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos aos outros, invejando-nos ums aos outros”.

A cobiça revela um coração que não ama ao seu próximo. O amor verdadeiramente aperfeiçoado se regozija quando outros são abençoados (II Jo 4). A cobiça é a essência do egoísmo e do amor próprio.

A cobiça, como outros pecados, conduz a perdição (I Co 6.10).

A cobiça é detestável na vida de cristãos professos (I Co 5.11).

A cobiça é o que faz com que o dinheiro seja injustamente amado (I Tm 6.9-10).

A cobiça é um pecado tolo que causa cegueira na mente dos homens (Lc 12.15-21).

Versículo para Memorizar: Colossenses 3.5. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.

Emprego, status, capacidade social, emocional, mental e até espiritual. Oportunidades, etc. Pode listar algumas outras também? __________, ___________, __________, _____________, ____________.

64.3. O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (1), inveja ou cobiça com o que é do próximo (2), e todas as emoções e afeições desordenadas em relação a qualquer coisa que pertença a ele (3).

Colossenses 3.5. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.

Evitando a Cobiça

Que venhamos aprender a estarmos contentes com aquilo que Deus nos dá (Filipenses 4.11, I Tm 6.6-9). Cobiçamos por aquilo que não pode nos satisfazer. Fomos criados para satisfazer-nos no Senhor e apenas isso nos satisfaz (Ec 5.10; 2.11; 12.13). Deus nos teria nos dado almas eternas apenas para gozar o que é finito?

Confiemos em Deus (Hebreus 13.5). Ele suprirá nossas necessidades (Mt 6.24-33) e de uma maneira que sempre é o melhor para nós. I Jo 5.4, “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. Tendo fé no Senhor e dependendo nEle vencemos tanto o medo do mundo quanto o amor mundano.

Nós precisamos cultivar um espírito altruísta (At 20.32-35). A benção de darmos o dízimo é que isso nos ajuda a ficamos livres da cobiça.

Versículo para Memorizar: Colossenses 3.5. “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!