Skip to content

Pergunta 63 – Qual é o décimo mandamento?

63. Pergunta. Qual é o décimo mandamento?

Resposta. O décimo mandamento é: Êx 20.17, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Só Deus pode fazer leis que comprometem o coração humano, pois somente Ele conhece e pode julgar o coração (II Cr 6.30; Jr 17.10; Jo 2.25).

Cobiçar: uma raiz principal; se deleitar (#2530, Strong’s, Online Bible, Ver. 2.00.02, jan 2006).

Cobiçar: V. t. d. 1. Ter cobiça de; desejar, apetecer ardentemente: 2. Ter ambição de, ambicionar (honras ou riquezas) (Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI ver. 3.0, nov 1999).

Cobiça: 1. Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez. 2. Ambição desmedida de riquezas (Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI ver. 3.0, nov 1999).

Este mandamento não nos proíbe ter possessões deste mundo com quais podemos honramos o Senhor (Pv 3.9, “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos”). O problema é quando o mundo entra no coração. Como dizem: Água é útil para navegar o navio: o perigo todo é quando a água entra no navio. É ser como a sanguessuga que somente pede: Dá! Dá! (Pv 30.15). Nada nunca basta.

Este mandamento não nos proíbe ter possessões iguais ao próximo, mas o problema é de desejar aquilo que o próximo tem “nem coisa alguma do teu próximo”.

Lembrem-se, o convertido responderá no tribunal de Cristo (Rm 14.10; II Co 5.10) e o não convertido responderá diante o grande trono branco (Ap 20.11-15) por tudo que pensa, intenta e faz. Convém que o Senhor ponha uma guarda á nossa mente como o Salmista pediu um guarda à sua boca e orou “Não inclines o meu coração a coisas más, a praticar obras más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma das suas delícias”, Sl 141.2-5.

Versículo para memorizar: Êx 20.17, “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon