Skip to content

Pergunta 61 – Qual é o nono mandamento

61. Pergunta. Qual é o nono mandamento?

Resposta. O nono mandamento é: Êxodo 20.16. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

A língua tem tão grande poder e capacidade de maldade (Tg 3.6-8) que dois mandamentos são necessários para tratar disso. Um protege o nome de Deus (Êx 20.7) e o outro o nome do próximo (Êx 20.16) – Ron Crisp.

Sl 15.1, 3, “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? 3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo”.

O Pai da Mentira – Ron Crisp

Os mentirosos seguem o exemplo de Satanás. Ele foi o primeiro mentiroso (João 8.44, Gênesis 3.1-5), e a inspiração por detrás de muitas subseqüentes mentiras (Atos 5.3). Ele também é um semeador de contendas e um acusador (Jó 1.9-12, Apocalipse 12.9-10). Não há em seu coração um átomo de amor por alguém. O reino dele está todo baseado no engano e na fraude (Mateus 24.24, II Tessalonicenses 2.8-10). Que Deus nos dê graça para sermos iguais a Cristo, a “testemunha verdadeira” (Apocalipse 3.14).

Existe o pecado de dizer falso testemunho contra o próximo, e existe o pecado de dizer falso testemunho em prol do próximo. Inocentar o culpado é dizer falso testemunho em prol do próximo. Quem justifica o ímpio também é ímpio (Is 5.23, Ai para os que “justificam ao ímpio por suborno”) – T. Watson.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.16. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!