Skip to content

Pergunta 60 – O que o oitavo mandamento proíbe?

60. Pergunta. O que o oitavo mandamento proíbe?

Resposta. O oitavo mandamento proíbe tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (1) ou dos outros (2) injustamente.

Vivendo Honestamente – Ron Crisp

Como cristãos nós devemos ser estritamente honesto em todos os nossos negócios (I Tessalonicenses 4.6). Nosso coração deve ser guardado da cobiça (Provérbios 4.23) e qualquer coisa desonesta deve ser evitada. Também devemos agir de maneira a não dar lugar ou levantar suspeita a nosso respeito (Romanos 12.17-21).

Versículo para memorizar: Êxodo 20.15, “Não furtarás”.

60.1. Resposta. O oitavo mandamento proíbe tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (1) ou dos outros (2) injustamente.

I Timóteo 5.8. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

Provérbios 28.19. “O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza”.

Provérbios 21.6. “Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte”.

Prejudicando a Nós Mesmos

Pode ser considerado como roubo o homem que é avarento. Ele não cuida das suas necessidades e assim rouba de si mesmo a saúde, conhecimento, e tudo o mais que Deus o permite ter.

Pode ser considerado como roubo o homem que é ocioso e preguiçoso. Por não remir o tempo ele rouba de si mesmo aquilo que necessita mais tarde (Pv 10.5). Tempo é um tesouro de Deus aos homens. Aquele que o desperdiça, rouba a si mesmo e os outros da sua família que por direito poderiam beneficiar pelo seu emprego sábio do tempo (Pv 6.6-11).

O Direito da Propriedade Privada – Êxodo 20.15

O século vinte passará para a história como um século de muitas barbáries e derramamento de sangue. A causa principal tem sido a doutrina de comunismo político, a qual nega os direitos da propriedade privada e justifica o seu confisco. A crueldade dos ricos, e a ambição e inveja por parte dos pobres tem ajudado a propagar este vil sistema.

Embora o comunismo seja uma contradição ao oitavo mandamento, o relato de outras formas de governos está longe ser puro. A maioria das guerras é causada pelo desejo de possuir aquilo que pertence aos outros (Tiago 4.1-2).

Ao passo que nossos comentários a respeito dos governos possa parecer estar fora do propósito, devemos lembrar que as ações das nações são o resultado do caráter dos homens. A mesma ambição que destrói milhões também está por detrás de cada ato de desonestidade. Como este mundo seria diferente se os homens fossem honestos! Nós não podemos controlar as massas, mas o evangelho pode fazer a diferença em uma pessoa por vez. Como o sal, o salvo é a influência preservadora deste mundo (Mateus 5.13) – Ron Crisp

Considera Dt 23.25 na questão de direito de propriedade privada. A propriedade do seu próximo deve ser respeitada. Se tudo é ‘comum’ entre todos, não poderia existir roubo. Portanto, a existência de uma lei contra roubo, a verdade é estabelecida que existe a propriedade que é exclusiva de um outro – T. Watson.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.15, “Não furtarás”.

60.2. Resposta. O oitavo mandamento proíbe tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (1) ou dos outros (2) injustamente.

Efésios 4.28. “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.

As Causas do Roubo – Ron Crisp

A. Ausência de Amor – Romanos 13.8-10. Como em todo pecado, assim também o roubo é uma horrenda falta de amor para com o próximo.

B. Descontentamento – I Timóteo 6.6-8. Ao invés de cultivar um espírito de gratidão muitos sentem que são trapaceados na vida. Eles sentem inveja dos outros e assim justificam suas desonestas aquisições.

C. Falta de Fé – Mateus 6.33. O roubo é totalmente contrário com a fé em Deus. Por que alguém que acredita que Deus irá suprir todas as suas necessidades, de acordo com o Seu infinito sabedoria, iria sentir o desejo de roubar?

D. Preguiça – Efésios 4.28

E. Orgulho – Muitos ladrões se sentem superiores as suas vítimas e sentem que podem enganar o seu próximo.

F. Pobreza – Provérbios 30.8-9. Os governos que permitem que as massas sejam oprimidas e injustamente subjugadas estão cultivando o comunismo e outras formas de roubo.

Para evitar a ser Ladrão – Pv 30.7-9

Tenha uma ocupação honrosa – Ef 4.28

Seja contente com que tem – Hb 13.5

A Lei de Deus e o Perdido – Ron Crisp

Todo pecado por natureza conduz à perdição (I Coríntios 6.10). Esta lei tanto quanto as outras revelam ao homem a necessidade de um Salvador. Cristo Jesus pode tanto perdoar quanto livrar o homem do poder do pecado (I Coríntios 6.10-11. Compare Mateus 27.38 com Lucas 23.43).

Versículo para memorizar: Êxodo 20.15, “Não furtarás”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!