Skip to content

Pergunta 58 – O que o sétimo mandamento proíbe?

58. Pergunta. O que o sétimo mandamento proíbe?

O sétimo mandamento proíbe todos os pensamentos (1), palavras (2), e ações (3) que são impuros.

Referências: Mateus 5.28, “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”; Colossenses 4.6, “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”; Fl 4.8, 9 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.

Mt 5.28 enfatiza que não somente o ato é proibido mas também as paixões do coração.

As Perdas Causadas pela Impureza Sexual

A. Casamentos – O adultério e outras formas de impureza são atentados cometidos contra os lares. Note como o divórcio, coabitações ilícitas e agora o “casamento” entre pessoas do “mesmo sexo” têm entrada na sociedade. Lares fortes agora são uma exceção, desde que a assim chamada “revolução sexual” começou (a década de 1960).

B. Crianças – Como Deus poderia assegurar que cada criança fosse bem-vinda a este mundo e provida de um ambiente amoroso e seguro? Instituindo o casamento e legalizando a união sexual somente entre marido e mulher. Desta maneira as crianças teriam um lar saudável onde os pais participam da sua criação. Para ver as seqüelas causadas pela promiscuidade sexual é só olharmos ao nosso redor. Divórcio, ilegitimidade, lares com pais solteiros, abuso e aborto são os muitos efeitos de nosso estilo de vida permissivo. É triste ver as miseráveis conseqüências que a luxúria tem trazido às crianças.

C. Amor Romântico – A promiscuidade não é um aliado, mas um inimigo do verdadeiro amor. Um compromisso permanente se torna cada vez mais raro na medida em que a sociedade se torna leviana. Estudos têm mostrado que os casais que coabitam antes do casamento têm uma média baixa de sucesso mesmo quando chegam a se casar.

D. Saúde Física – Em todas as épocas a doença tem sido uma praga nas sociedades onde as leis de Deus sobre o casamento são desobedecidas (Provérbios 5.3-12).

E. A Honra de Deus – Imoralidade gera desobediência e desonra a Deus.

1. É uma rebelião contra Deus Pai que deu a lei.

2. É um mau uso do corpo, que no caso dos cristãos, pertence a Cristo (I Coríntios 6.15-18).

3. É um ato com o qual o povo cristão contamina o Templo de Deus (I Coríntios 6.19-20).

F. Nossas Almas – Todo pecado, senão coberto pela redenção através de Cristo, leva a condenação. Todos cujas vidas são caracterizadas pela impureza irrestrita, dão a evidência de que não tiveram um novo nascimento (Hebreus 13.4, Provérbios 6.32, I Coríntios 6.9-10). Cristãos verdadeiros podem cair neste pecado sexual, mas aqueles verdadeiramente convertidos virão a se arrepender. O Salmo de Davi de arrependimento após o seu pecado com Batseba é um exemplo disso (Salmo 51) – Ron Crisp

Versículo para memorizar: Êxodo 20.14. “Não adulterarás”.

O sétimo mandamento proíbe todos os pensamentos (1), palavras (2), e ações (3) que são impuros.

58.2. Efésios 5.4. “Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convém; mas antes, ações de graças”. II Timóteo 2.22. “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor”.

Os Caminhos da Impureza Sexual – II Timóteo 2.22, Romanos 13.14

Os Dez Mandamentos não somente proíbe o pecado, mas aquilo que conduz para isso. Aqueles que desejam evitar a imoralidade devem evitar os caminhos que conduzem a ela.

A. Pensamentos Maus – Mateus 5.28

B. Olhar Impuro – Mateus 5.28

C. Falha em evitar situações onde a tentação ou o perigo de transigência está presente. Não devemos brincar com as tentações. José nos deu um maravilhoso exemplo de como fugir das tentações (Gênesis 39.7-12).

D. Flertes – Muitos dos adultérios ocorrem quando um homem e uma mulher permitem que o flerte se desenvolva em paixão. Em nossos dias, onde ambos os sexos estão presentes no local de trabalho, isto é um problema real. Nossos corações devem ser guardados (Provérbios 4.23) e nossas mentes fixas em nosso cônjuge (Provérbios 5.18).

E. Literatura e Entretenimento Imoral (Filipenses 4.8).

F. Vestimenta Escandalosa (I Timóteo 2.8-10, Provérbios 7.10) – Não há desculpas para a vestimenta sexualmente atrativa. A mulher é responsável pela influência que exerce. Nós todos somos “guardadores de nosso irmão”.

G. Casamentos Fracos – O objetivo do casamento é o relacionamento mutuamente amoroso e gratificante (I Coríntios 7.1-3, Provérbios 5.15 e 18).

H. Más Companhias – II Samuel 13.1-15

I. Embriaguez – Provérbios 23.29-33, Habacuque 2.15 – Ron Crisp

J. Gesticulações e hábitos imorais.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.14. “Não adulterarás”.

O sétimo mandamento proíbe todos os pensamentos (1), palavras (2), e ações (3) que são impuros.

58.3. Efésios 5.3. “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos”.

O Valor da Lei

A. Ao contrário do ponto de vista dos tolos, esta lei é um grande protetor da família e da felicidade humana.

B. Esta lei como as outras revelam a nossa necessidade de Cristo. Quem pode alegar inocência à vista de Deus (Romanos 3.20)? A penalidade é o inferno, mas os que crêem encontram o perdão através de Jesus Cristo (João 8.1-11) – Ron Crisp.

C. Ensina-nos:

1. a santidade de Deus pois Ele vê pecado onde o homem não o vê.

2. a ignorância do homem. Deus interessa-se no interior do homem como as ações.

3. a necessidade do sangue de Cristo para salvar-nos.

4. a importância de afastar-nos de todo pecado, toda hora – J. C. Ryle.

Deseja a ser protegido desse mal (I Co 9.27)?

1. Fique longe dele – Pv 5.8

2. Cuide do seu olho – Jó 31.1

3. Cuide da sua boca – I Co 15.33

4. Cuide do seu coração – Pv 4.23

5. Cuide da sua vestimenta – Pv 7.10

6. Guarda-te de amizades suspeitosas – Pv 13.20

7. Guarda-te de entretenimento duvidoso – I Co 10.31

8. Guarda-te de tempo ocioso – Ez 16.49

9. Tenha satisfação com o seu cônjuge – Pv 5.15-18

10. Tenha satisfação no temor do Senhor – Pv 16.6

11. Tenha satisfação com a Palavra de Deus – Sl 119.11, 103

12. Ore – Mt 26.41

13. Seja santo – Ef 4.24; I Jo 2.6

14. Seja salvo – T. Watson.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!