Skip to content

Pergunta 57 – Qual é o sétimo mandamento?

O Sétimo Mandamento

57. Pergunta. Qual é o sétimo mandamento?

Resposta. O sétimo mandamento é: Êxodo 20.14. “Não adulterarás”.

A Bíblia manifesta o adultério como “uma infâmia”, Jó 31.1-11; “loucura”, Jr 29.23; a prostituta como “cova profunda”, Pv 23.27; o ato como desnecessário, I Co 7.2; animal e bruto, Jr 5.8 e condenado, I Co 6.9.

Nós temos freqüentemente notado que os Dez Mandamentos foram escritos utilizando-se o artifício literário conhecido como “Sinédoque”. Ao entendermos isto percebemos que o sétimo mandamento cobre todas as formas de impureza sexual. Isto inclui:

A. Fornicação – Isto se refere a qualquer forma de relação sexual ilícita, e pode incluir o adultério também. Termo geral.

B. Adultério – É a infidelidade sexual cometida contra o cônjuge. Termo específico.

C. Divórcio e novo casamento (Mateus 19.4-12). “A infidelidade pode causar uma separação mas não é permitido o divórcio, I Co 7.11” – T. Watson.

D. Perversão Sexual (Levítico 18.22-25, Romanos 1.24-28, I Coríntios 6.9).

E. Incesto (Levítico 18.1-19, I Coríntios 5.1, Marcos 6.18).

F. Pensamentos impuros (Mateus 5.27-28) – R. Crisp

G. Qualquer coisa que encoraje ou leve a impureza: revistas, Internet, TV, conversas, amizades, vestimenta sensual.

“A concupiscência faz uma bela entrada mas na saída deixa miséria” – T. Watson comentando sobre Pv 7.26.

Nós já observamos que cada mandamento trata com uma classe particular de pecado. Com freqüência a forma mais séria do pecado é mencionada em cada categoria. Em isto sendo assim, alguém poderia imaginar porque o sétimo mandamento menciona o adultério ao invés de outras formas mais chocantes de perversão – R. Crisp.

Isto fica entendido quando nos lembramos que o propósito do sétimo mandamento é proteger a família e a instituição do casamento. Deus mesmo criou e autorizou o casamento para o bem estar da humanidade (Gênesis 2.21-25). Não é a AIDS, mas sim a destruição da família que é o efeito mais nocivo da imoralidade – Ron Crisp.

O adultério é contra a Trindade. Contra o Pai pois Ele tem nos dado vida, saúde, bens. Por que gastar em dissoluções (I Co 10.31)? Contra o Filho pois Ele nos comprou com Seu sangue (I Co 6.15 ,20). Contra o Espírito Santo pois nosso corpo é Seu templo (I Co 6.19) – T. Watson..

O adultério é mencionado como o pior de pecados sexuais pois este atenta contra o lar, aquela primeira instituição criada por Deus (Gn 2.18-25), uma instituição freqüentemente comparada à aliança preciosa (Is 54.5; Ef 5.22, 23; I Co 11.2) – B. H. Carroll.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.14. “Não adulterarás”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!