Skip to content

Pergunta 52 – Qual é o quinto mandamento?

52. Pergunta. Qual é o quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento é: Êxodo 20.12. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.12. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

A Posição Única do Quinto Mandamento no Decálogo – Ron Crisp

Nós notamos, por várias vezes, que os Dez Mandamentos estão divididos em duas partes. A primeira trata do nosso dever para com Deus, e a segunda, trata do nosso dever para com o homem (Marcos 12.28-31). A primeira olhada no quinto mandamento parece meramente indicar que esta é a primeira lei tratando da nossa responsabilidade com o homem. Entretanto, um pouco mais de reflexão revelará que o quinto mandamento é único, pois está em uma posição de transição entre as duas partes.

Ao honrarmos os nossos pais estamos honrando a autoridade do Deus Todo-Poderoso, na medida que esta é delegada ao homem. O quinto mandamento realmente trata da atitude do homem para com a autoridade outorgada por Deus. A mais antiga e básica forma desta autoridade é aquela manifestada através da paternidade. Ao honrarmos os nossos pais nós estamos nos submetendo ao Senhor que instituiu e autorizou a família. Considere o fato de que Deus mesmo se revela como o nosso “Pai” (Mateus 6.9).

Convém lembrar que não somente as crianças são admoestadas nesse quinto mandamento, mas os pais também. Os pais devem ensinar respeito, esperar o respeito e valer o respeito dos seus filhos. Entendemos que o lar é o alicerce da sociedade e nesse mandamento percebemos que Deus deu o que foi necessário para a sociedade sobreviver. A submissão dos filhos em amor e honra aos pais é uma benção aos próprios filhos pois essa atitude faz que eles tenham uma sociedade estruturada para cuidar dos seus filhos – João Calvino.

Versículo para memorizar: Êxodo 20.12. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!