Skip to content

Pergunta 5 – Há mais do que um Deus?

5. Pergunta. Há mais do que um Deus?

Resposta. Há um só Deus (1) vivo e verdadeiro (2)

Versículo para Memorizar: Deuteronômio 6.4, “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

5.1. Resposta. Há um só Deus (1) vivo e verdadeiro (2)

Deuteronômio 6.4, “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

“Deus é um” (Gálatas 3.20; Deuteronômio 6.4; Marcos 12.29). Se Deus não fosse Espírito puro, não poderia ser Um. Se Deus tivesse um corpo, contendo membros distintos como o nosso, Ele seria capaz de divisão, e, portanto, não completamente um. Se fosse feito de membros, cada parte precisaria ser ou partes finitas ou infinitas: se finitas, não poderiam ser parte de Deus, pois, ser Deus e finito seria uma contradição; se infinitas, então cada parte seria distintamente infinita, e portanto cada parte seria uma Divindade em si. Suponha que este corpo tivesse todas as partes da mesma natureza, como o ar e a água tem. A menor partícula de ar é completamente ar como qualquer parte maior dele, e a menor partícula de água é tão completamente água quanto a maior quantia dela. Imagine se um pedacinho de Deus poderia ser tão Deus como a soma dEle; ou seja, se pudesse ter muitas partículas divinas para compor um Deus, como átomos pequenos compõem um corpo. O que poderia ser mais absurdo? Se Deus tivesse um corpo como um corpo humano, e foi feito de corpo e alma, e de substância e qualidade, Ele não poderia ser a mais perfeita unidade; Ele seria feito de partes distintas, e estas partes individuais seriam de uma natureza distinta, como os membros do corpo humano são. Mas, como é dito como axioma: Onde tiver a maior união, deve ter também a menor complexidade; assim Deus é um. Tão livre de mudança, Ele é isento de complexidade e profusão de partes. “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”, Deuteronômio 6.4 (Charnock, V. I, pg. 184).

Provas das Escrituras confirmam claramente que Deus é Um.

• As passagens que declaram explicitamente que Deus é um: Deuteronômio 6.4; Malaquias 2.10; Marcos 12.29,30; I Timóteo 2.5; Efésios 4.5,6; Tiago 2.19.

• As afirmações que não há nenhum outro ou não há outro a não ser Ele: Deuteronômio 4.35,39; I Samuel 2.2; II Samuel 7.22; I Reis 8.60; Isaías 44.6,8; 45.5, 6,21,22; 46.9; Joel 2.27.

• Passagens que ensinam que não há igual a Deus ou que ninguém pode ser comparado a Ele: Êxodo 8.10;9.14; 15.11 II Samuel 7.22; I Reis 8.23; II Crônicas 6.14; Isaías 40.25; 46.5; Jeremias 10.6.

• As declarações que Ele somente é Deus: II Samuel 22.32; Neemias 9.6; Salmos 18.31; 86.10; Isaías 37.16; 43.10,12; 46.9; João 17.3; I Coríntios 8.4-6.

• Os ensinos que somente Ele deve ser adorado: Êxodo 20.5; 34.14; I Samuel 7.3; II Reis 17.36; Mateus 4.10; Romanos 1.25; Apocalipse 19.10.

• As passagens que proíbem outros a serem aceitos como Deus: Êxodo 20.3; Deuteronômio 5.7; Isaías 42.8; Oséias 13.4.

• As passagens que proclamam Ele supremo sobre todos os deuses: Deuteronômio 10.17; Josué 22.22; Salmos 96.4,5; Jeremias 14.22; I Coríntios 8.4-6.

• As passagens que declaram Deus a ser o Verdadeiro: Jeremias 10.10; I Tessalonicenses 1.9.

Prova da Criação confirma claramente que Deus é Um.

O argumento mais claro que Deus é um se tem na uniformidade de planejamento na criação. As mesmas leis da natureza prevalecem por toda parte. A luz que emana das remotas estrelas possui as mesmas propriedades e obedece às mesmas leis que o sol de nosso próprio sistema planetário (Dagg, pg. 40)

A Lógica dá Provas que Deus é Um:

Somente pode ser um Deus pois há somente uma Causa Primária. Como nos céus existe uma lei somente que rege todas as órbitas de todos os corpos celestes, também há Um só que dá vida e sustento a tudo que existe (Hebreus 1.3). (Watson, pg.73).

Somente pode existir um único ser Infinito, portanto há um só Deus. Não podem existir dois Infinitos. Deus diz de Si mesmo: (Jeremias 23.24) “Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR”. Se um Infinito enche tudo não resta lugar para outro existir. (Watson, pg.73).

Somente pode existir um Poder Onipotente. Se tivessem dois, seriam em competição constante, um estabelecendo, ou outro mudando ou destruindo as obras do outro. “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” (Isaías 44.6, comentário de Thomas Watson, pg.73).

Versículo para Memorizar: Deuteronômio 6.4, “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”

5.2. Resposta. Há um só Deus (1) vivo e verdadeiro (2)

I Ts 1.9, “Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,”

Dn 6.26, “Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim”.

I Tm 4.10, “Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis”.

Deus é vivo.

Por Deus ser um Deus imutável, este único Deus nunca muda. Ele não morre, vive sempiterno. Ele é o único que dá vida eterna por Seu Filho Jesus Cristo. Quem está em Cristo, tem a vida. Quem não está em Cristo, não verá a vida mas tem a ira de Deus permanecendo sobre ele (Jo 3.36).

Ele sendo vivo, e sendo a fonte de vida para todas as coisas, Ele pode dar vida eterna para todos que se arrependem e crêem pela fé em Cristo. Jo 4.10-14, “10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”.

Não esperamos por outro Salvador. Somente Jesus Cristo veio ser o Salvador dos pecadores que se arrependem e crêem nEle. Arrependa-se já crendo nEste Único Salvador Vivo e Verdadeiro!

Deus é verdadeiro.

Jr 10.10, “Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação”.

Portanto: Se tiver Um Deus, e Este é vivo e verdadeiro, qualquer outro é eliminado. Portanto: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12.30).

Portanto: Se tiver Um Deus, e Este é vivo e verdadeiro, existe somente Uma religião correta: Efésios 4.5, “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Existem muitos caminhos para o inferno, mas um só para Deus, esse por Jesus Cristo (João 14.6, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”). At 14.15, “E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles”.

Portanto: Se tiver Um só Deus, e Este é vivo e verdadeiro, somente temos Um para agradar. Não podemos servir dois mestres (Mateus 6:24, “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”). Como num reino há um só rei, também há um só Deus. Então, seja focalizado em buscar primeiro o reino dEste Único Deus!

Portanto: Desde que haja Um único Deus, e Este é vivo e verdadeiro, somos exortados a ter união na verdade (João 17.11, “E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós”; 21, “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste”. Desaprove tudo que quebra essa unidade do Filho para com o Pai, e aquela união do Cristão e seu Salvador (Romanos 16.17; I Coríntios 1.10-13; Gálatas 1.8,9; Efésios 5.11; Filipenses 3.2, 17; II Tessalonicenses 3.14; Colossenses 2.8; II João 1.8).

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!