Skip to content

Pergunta 45 – O que se exige no segundo mandamento?

45. Pergunta. O que se exige no segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento exige receber, observar (1) e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (2).

45.1 O segundo mandamento exige receber, observar (1) e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (2).

Agradar a Deus e adora-Lo corretamente não acontece por acaso. O homem Cristão está numa luta interna constantemente (Rm 7.14-23; Gl 5.17). Portanto, ele tem que tomar atitudes práticas que findam na obediência da vontade de Deus revelada nas Escrituras. Essas atitudes práticas estão embutidas nas palavras: receber, observar. Notai as palavras de ordem, ativas destes versículos:

Dt 32.46. “Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis (#6680 – dar ordens; incumbir com responsabilidade, encarregar, Strong’s) a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei”.

Mt 28.20. “Ensinando-os a guardar (#5083 – observar, cuidar, Strong’s) todas as coisas que eu vos tenho mandado”.

Deus exige algo positivo nesse mandamento. O que Ele ordena é uma exigência para cada um de nós ter o temor dEle que se traduz em cuidadosa obediência pessoal e também Ele requer obediência nos cujo comportamento somos responsáveis.

Versículo para memorizar: Ex 20.4, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

45.2. O segundo mandamento exige receber, observar (1) e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (2).

Deus nos responsabiliza a manterem puros e completos a coleção de ensinos verdadeiros – a fé que foi dada uma vez aos santos (Judas 1.3; Gl 1.6-10). A Bíblia contém tudo que Deus julgou propício para Si revelar por Jesus Cristo, avisar os pecadores da sua responsabilidade, e instruir os salvos para a sua perfeição em obediência. Portanto devemos limitá-nos aos ensinos registrados na Palavra de Deus e devemos tratá-los com reverência.

Dt 12.32. “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”.

Ap 22.18, 19, “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.

Versículo para memorizar: Ex 20.4, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!