Skip to content

Pergunta 44 – Qual é o segundo mandamento?

O Segundo Mandamento

É proveitoso estudar essas leis do decálogo pois Rm 15.4 nos ensina: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”.

44. Pergunta. Qual é o segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento é: Êxodo 20:4-6. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. 6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos”.

Versículo para memorizar: Ex 20.4, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

O primeiro mandamento nos ensina a Quem devemos adorar, o segundo (Êxodo 20.4-6) nos ensina como Ele deve ser adorado. Isto proíbe qualquer adição ou invenção por parte do homem na adoração ao Deus verdadeiro. Para esquivar-se deste mandamento, devido aos ídolos que sustenta, a igreja Católica Romana finge que este mandamento é parte do primeiro. Eles também dividem o décimo mandamento em dois. Desta maneira eles tentam fazer transparecer que o segundo mandamento trata apenas da adoração de falsos deuses, ao invés da falsa adoração do Deus verdadeiro (R. Crisp).

A idolatria surgiu da inimizade natural do homem contra Deus (Rm 1.21-23). Os homens por natureza desejam remover Deus o mais longe possível de suas vidas. Eles preferem rezar ou adorar alguma coisa que represente Deus do que tratar pessoalmente com um Deus Santo. Paulo ensina que ao fazer assim, o homem está realmente adorando um demônio (I Co 10.20). Deus pode somente ser adorado em verdade (Jo 4.24. R Crisp).

Versículo para memorizar: Ex 20.4, “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!