Skip to content

Pergunta 38 – O que acontecerá ao ímpio em sua morte?

38. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio em sua morte?

Resposta. O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (1), e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (2).

Para Memorizar: Jo 3.36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

38.1. Resposta: O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (1), e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (2).

Sl 9.17, “Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus”.

Judas 1.7, “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno”.

“sofrendo a pena”, o uso deste conjunto de palavras gregas, expressa a idéia de castigo contínuo (Léxico de Robertson). As cidades estão mencionadas, mas a pena de fogo eterno é para os habitantes destas cidades, pois são eles que “havendo-se entregue à fornicação” e não as cidades. A frase, “fogo eterno”, é uma que é usada para apontar um castigo futuro e expressa a severidade e intensidade do sofrimento (Barnes, comentário sobre Judas 1.7).

Lucas 16.22-24. “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse. Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.”

A palavra “inferno’ (# 86, Strong’s, hades) é associada ao Orcus, o deus da região infernal, um lugar escuro e desconfortável (Jó 10.21, 22) nas profundezas da terra; o lugar comum de receber os espíritos dos ímpios. No uso comum desta palavra da era que foi escrita a Bíblia, “hades” era a habitação dos ímpios.

Podemos observar disso de Lc 16.22-26.

1. O inferno é longe daquele destino dos justos, “viu ao longe Abraão”. Mt 13.49, 50.

2. O inferno é lugar de tormento, “estando em tormentos”, “estou atormentado nesta chama”. Ap 14.10-11.

3. Há grande abismo posto entre este lugar e o céu, v. 26.

4. O sofrimento no inferno é representado pela “chama”. Mt 18.8, “fogo eterno”; Mc 9.48, “Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga”.

5. Não há escape deste lugar, Lu 16.26, “nem tampouco os de lá passar para cá”. A palavra grega para ‘eterno’ é aionios. Significa “sem começo” e “sem fim”, eterno. É usada em Romanos 16.26 referindo-se a Deus, “do Deus eterno” (aionios). Este uso da palavra devia nos mostrar claramente o significado de “eterno”. A. T. Robertson diz sobre esta palavra. “É a idéia de eterno mais exata que o grego pode colocar numa palavra. É uma idéia difícil de traduzir”. A mesma palavra (aionios) é usada para descrever a vida futura dos justos e o castigo futuro dos maus em Mateus 25.46. “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Se o castigo dos maus for limitado, podemos também limitar a vida dos justos! Mas isto não pode ser feito.

Jó 10.21, 22, “Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte; 22, Terra escuríssima, como a própria escuridão, terra da sombra da morte e sem ordem alguma, e onde a luz é como a escuridão”.

A morte nunca significa a aniquilação na Bíblia. É sempre uma separação. A morte de Adão foi uma separação de Deus, Gênesis 2.17, 3.23-24. A morte de Cristo foi Sua separação de Deus, Mateus 27.46. A morte física é a separação da alma do corpo, Lucas 16.22-23. A segunda morte é a separação final da presença da graça e misericórdia de Deus e a eterna existência das pessoas não salvas no “lago de fogo”, Apocalipse 20.11-15. Para ter a certeza de que a segunda morte não é uma aniquilação leia Apocalipse 20.10.

Se você não é convertido, na sua morte, há um só destino. A ira de Deus permanecerá sobre você e você será lançado, corpo e alma, no inferno eterno, Mt 10.28; 23.33; Lu 12.5.

Cristo é o Salvador do pecador, sendo feito pecado no lugar do arrependido que crê nEle pela fé (II Co 5.21). Arrependa-se e creia em Cristo!

Para Memorizar: Jo 3.36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

38.2. Resposta: O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (1), e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (2).

Salmo 49.14. “Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles.”

Não é mencionado um lugar como purgatório na Bíblia. O corpo fica no tumulo até ser pó, Ec 3.20, “Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”.

Os corpos dos ímpios serão ressurretos, junto com as suas almas, para serem julgadas as obras feitas na carne no juízo final. Não é encontrada na Bíblia qualquer outra ressurreição ou tipo de ressurreição para os ímpios a não ser esta para o juízo final, Ap 20.11-15.

Cristo foi separado de Deus pelo pecador arrependido. Deus se satisfez com a morte de Cristo, Seu Filho, no lugar do pecador arrependido. Ele se satisfaz ainda por aquele pecador que confia de coração no seu Filho e imputa as justiças de Cristo em Quem crê em Cristo, I Pd 3.18, “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”.

Os que são salvos por Cristo podem perceber quão grande é a sua salvação em Cristo. Devem ser incentivados a mostrarem a sua gratidão através de vidas mortificadas aquilo que trouxe Cristo a sofrer tal morte em nosso lugar. Seria muito se dermos o que é finito para Aquele que nos dá bênçãos e privilégios infinitos? Se confiamos-nos à Tua mão a eternidade, é muito entregar a Ele o que é finito? Falo do nosso dinheiro, alvos da vida escolástica ou profissional, amizades, relacionamentos, etc.

Para Memorizar: Jo 3.36, “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!