Skip to content

Pergunta 23 – Como Cristo executa o ofício de profeta?

23. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de profeta?

Resposta. Cristo executa o ofício de profeta, revelando em nós (1), através de Sua Palavra (2) e Espírito (3), a vontade de Deus para nossa salvação.

1. João 1:18. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.”

2. João 20:31. “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que tenhais vida em seu nome.”

3. João 14:26. “Mas aquele consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” Isaías 30:21, “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.”

O Messias, como profeta, foi esperado pelos judeus (João 6:14). Como profeta, Ele lhes falou não somente da destruição do templo, as calamidades que virão sobre eles, o fim do mundo, mas Ele lhes e nos ensina, como nenhum homem nos ensina:

23.1. O conhecimento de Si mesmo, o único Mediador (I Tim 2:5,6), o Redentor e Salvador de pecadores arrependidos (Mateus 11:28; Isaías 59:20, “virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o SENHOR.”)

23.2,3. O conhecimento do homem. Ele ensina ao homem que é impossível a se salvar (Mateus 19:26, “Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”). Jesus, como profeta, ensina ao homem, que é necessário uma justiça perfeita (Filipenses 3:8,9, “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;”)

23,3. O conhecimento de Deus, o conhecimento salvador do Altíssimo, como o Deus de graça e misericórdia, que é pacificado para com os pecadores, apesar de tudo que fizeram contra Ele (João 1:18, “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou”; 17:3, “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”; Ezequiel 16:63).

Tem aprendido de Cristo (João 6:45)? Está sendo orientado pelo seu próprio coração ou conhece a submissão aos ensinamentos de Cristo?

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!