Skip to content

Pergunta 20 – Quem é o redentor dos eleitos de Deus?

20. Pergunta. Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?

Resposta. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (1), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (2), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (3).

Versículo para Memorização: I Timóteo 2:5, “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

20.1. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (1), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (2), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (3).

O propósito de Cristo nascer e viver no mundo era exatamente “remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4:4, 5).

O pecador que confia em Cristo tem esperança de nunca mais precisar temer ser julgado pelos seus pecados. A promessa da Palavra de Deus é que “quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5.24). Deus Pai planejou essa salvação (Ef 1.3-5), Deus Filho, Jesus Cristo, é o Salvador dos pecadores (Ef 1:6,7), e Deus Espírito Santo sela os que crêem (Ef 1.13). O Espírito Santo é “o penhor da nossa herança” (Ef 1.14). Portanto toda a esperança está no poder de Deus.

Mesmo que o crente tem problemas de pecado na carne (Rm 7.18) ele não precisa temer problemas pelo julgamento destes pecados num futuro dia. Cristo já aniquilou o pecado pelo sacrifício de Si mesmo (Hb 9.26), morrendo pelos pecados (Rm 5.6,8; 9.22) e Deus é completamente satisfeito com Este supremo sacrifício (Is 53.11).

A ida nossa para o céu é tão certa que Cristo nos prepara um lugar e está ainda preparando tal lugar. A beleza dessa verdade é que um dia estaremos onde Ele está agora, pois Ele prometeu vir outra vez para nós estarmos juntos com Ele (Jo 14.1-6; I Co 15.51-58) e “assim estaremos sempre com o Senhor” (I Ts 4.17).

Por causa do pecado do homem, ele é separado de Deus e precisa um Redentor.

O pacto da graça é o meio pelo qual essa separação é tirada

Esse pacto de graça inclui os eleitos (os que o Pai deu a Cristo, Jo 6.37, 39; 10.29; 17.12) sendo salvos por Jesus Cristo.

A Palavra de Deus manifesta somente uma pessoa como Salvador: Jesus Cristo.

Somente Cristo tem as qualificações de ser o único Redentor – Jo 1.18; Hb 1.3-9; I Pe 1.19,20

A Obra de Jesus Cristo foi buscar e salvar o que havia perdido (Lc 19.10):

João 18.37, “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”

Lucas 15.4-7, “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”

Mateus 1.21, “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Mateus 15.24, “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”

Romanos 5.6, “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.”

I Timóteo 1.13-16, “A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”

Hebreus 7.25, “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

I João 4.9, “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”.

Versículo para Memorização: I Timóteo 2:5, “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

20.2. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (1), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (2), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (3).

João 1.14, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Gálatas 4.4, “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”

Sendo feito homem equipou-o a fim de ser o Redentor para o homem pecador

Responderemos melhor na próxima lição deste catecismo, na pergunta 21.

Versículo para Memorização: I Timóteo 2:5, “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

20.3. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (1), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (2), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (3).

Colossenses 2.9, “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

Jesus Cristo foi feito homem (Hb 2.16; Rm 5.19) para representar o homem (I Co 15.22, 45), sob a lei (Gl 4.4) e para sofrer tudo que o homem sofreu mas sem pecado (Mt 8.17; Lc 22.28; Hb 2.17, 18; 4.15) e para morrer pelo pecado, sendo assim a expiação cabal (I Pe 3.18; Hb 9.22) para o agrado perfeito do Santo Pai (Fp 2.8-11; Is 53.10,11).

Jesus Cristo, sendo Deus podia levar nossos pecados e enfermidades (Is 53.4), agüentar a espada divina contra Ele (Zc 13.7), Si ressurgir dos mortos (Jo 13.18), para ser o Redentor de todos que confiam nEle e ainda advogar por estes enquanto existem no mundo (I Jo 2.1; Rm 8.34).

Grandioso Salvador temos em Jesus Cristo!

Versículo para Memorização: I Timóteo 2:5, “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!