Skip to content

Pergunta 2 – A Bíblia: única regra de fé e ordem

2. Pergunta. Que regra Deus nos deu para nos ensinar como podemos glorificá-lO?

Resposta. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos (1), é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele (2).

Versículo para memorizar: II Timóteo 3.16, “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

2.1. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos (1), é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele (2).

Efésios 2.20, “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.

O Que Constitui a Bíblia?

Nomes da Bíblia referente o Velho Testamento:

As Palavras da Vida – Atos 7.38

As Palavras de Deus – Romanos 3.2; Hebreus 4.12

Palavra dos Profetas – II Pe 1.19

Escrituras – Mateus 22.29

Escrituras dos profetas – Mateus 26.56; Romanos 16.26

Santas Escrituras – Romanos 1.2; II Timóteo 3.15

Os Livros – II Timóteo 4.13; Daniel 9.2; Hebreus 10.7

A Lei de Moisés, Profetas e Salmos – Lucas 24.44

A Lei e os Profetas – Mateus 7.12; 22.40; Lucas 16.16; João 1.45; Atos 13.15; Romanos 3.21.

Nomes dos Livros Canônicos:.

Nomes dos trinta e nove livros do Velho Testamento (Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio; História: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel. I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester; Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão; Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel; Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Miquéias, Naum, Habacuque, Sofanias, Ageu, Zacarias, Malaquias),

Nomes dos vinte e sete livros do Novo Testamento (Evangelhos: Mateus, Marcos. Lucas, João; História: Atos; Epístolas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses; Epístolas Pastorais: I e II Timóteo, Tito; Filemon, Epístolas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II, e III João, Judas; Profético: Apocalipse). O Velho antecipa o Novo, e o Novo pressupõe o Velho, na medida em que nenhum é completo sem o outro.

Os Apócrifos Nunca!

Cristo citou os trinta e nove livros do Velho Testamento (Lucas 24.27, “Moisés, todos os profetas”, v. 44, “na lei de Moisés, e nas profetas e nos Salmos”). Cristo nunca referiu-se ou citou de qualquer um dos livros dos apócrifos. Pela falta de Cristo não citar nenhum livro do apócrifo, Ele deixa claro que Ele não aceita-os como canônicos. Pelas repetidas vezes que Cristo citou as Escrituras (VT): Mateus 23.35 – inclui os livros de Gênesis (Abel) até II Crônicas (Zacarias, II Crônicas 24.20-22); Mateus 4.4 – Deuteronômio 8.3; Marcos 12.10 – Salmos 118.22,23; Marcos 15.28 – Isaías 53.12; João 2.22 – Salmos 16.10, Oséias 6.2; Mateus 11.10 – Malaquias 3.1; Lucas 16.29, “Moisés e os profetas”). Cremos que tais livros são fiéis e não os outros chamados apócrifos. Jesus disse: “a Escritura (VT) não pode ser anulada” (João 10.35).

Os apóstolos citaram os livros do Velho Testamento e não os apócrifos: Romanos 12.19 – Deuteronômio 32.35; Atos 1.16 – Salmos 41.9; 69.25; 109.8; Atos 8.35 – Isaías 53.6; Romanos 4.3 – Gênesis 15.6; Atos 2.16-21 – Joel 2.28-32; Romanos 9.17 – Êxodo 9.16. O apóstolo Timóteo nos resume bem o que os apóstolos pensaram do Velho Testamento: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Timóteo 3.16).

Versículo para memorizar: II Timóteo 3.16, “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

Somente a Bíblia é inspirada por Deus e válida para a direção dos homens em assuntos divinos.

A Bíblia Sagrada é inspirada por Deus. Nenhum homem foi particularmente inspirado, mas homens santos falaram e escreveram as Palavras pela inspiração. As Escrituras são inspiradas – II Timóteo 3.16,17, “Escritura”; II Pedro 1.21, “a profecia”. O “assim diz o SENHOR” somente se dá através da Palavra de Deus.

A Bíblia é a regra final para qualquer assunto – Isaías 8.20; João 5.39; Lucas 16.31; Gálatas 1.8; I João 1.1-3

Se seguirmos crenças formuladas por homens, rejeitamos a Cristo – Marcos 7.5-13; Mateus 12.30; aparência de religião não satisfaz a Deus (Colossenses 2.20-23; I Samuel 15.22).

2.2. Resposta. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos (1), é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele (2).

A Única Regra:

Ap 22.18, 19, “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.

Ap 1.3, “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”.

Sentimentos pessoais, opiniões particulares e pressentimentos individuais não são superiores à Bíblia.

Exemplos: O Que disse Deus? Em meio a toda a emoção ao ver Moisés e Elias juntos, na comovente transfiguração de Cristo, Deus, com Sua voz majestosa, disse: o que importa não é aquilo que se sente, mas o que diz o Seu Filho, Jesus Cristo, Mateus 17.5; O que disse Paulo? Paulo foi um dos homens santos que Deus usou e através dele transmitiu a Sua Palavra. Paulo tinha o direito de ter opiniões particulares, pois foi requisitado para dar aconselhamentos a muitas igrejas. Mas, em todas as ocasiões, ele ensinou aquilo que disse o Senhor, sabendo que não é pela sabedoria humana que se chega a Deus, I Coríntios 1.20-25; sobre a sua própria educação entre os melhores do país, diz: “o que era ganho para mim reputei-o perda por Cristo” Filipenses 3.4-7.

Visões, sonhos, experiências sobrenaturais e revelações não são superiores à própria Bíblia

Exemplos: O que diz Pedro? Pedro assistiu a transfiguração majestosa de Cristo junto a Elias e Moisés. Ouviu da magnífica glória, de onde lhe foi dirigida a voz de Deus. Tendo tal experiência, aprendeu a não testemunhar a emoção dessa experiência. Assim, afirmou, depois, que a palavra dos profetas é mui firme, II Pedro 1.16-19; O que diz Paulo? Gálatas 1.8, “ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”; O que diz Abraão? Abraão tem uma posição de honra, mas não usou uma revelação ou experiência sobrenatural para conduzir alguns à fé verdadeira em Cristo, Lucas 16.31.

Conhecimento, tradições, capacidades intelectuais, filosofias e todo o mais não devem ser julgados superiores à Bíblia.

Exemplos: O que diz Jesus? Jesus, podendo dar conselhos pessoais sem nenhuma divergência com a Palavra de Deus, pois Ele é o Santo, só citava o que estava escrito reafirmando o que era verdadeiro, Mateus 4.1-11, “porque está escrito” (não menos do que onze vezes Jesus usa a frase “está escrito” para dar autenticidade à sua vida e as suas palavras); O que diz Paulo? Paulo, sendo educado nas tradições e na cultura de um povo religioso (Atos 26.4,5; Filipenses 3.4-7), nunca julgou a sua cultura superior à Bíblia (I Coríntios 2.1-5). Em seus escritos, não menos que 32 vezes ele cita os escritos do Velho Testamento. O que diz Pedro? Pedro, experimentando o milagre de Pentecostes, baseou a sua experiência na Bíblia e não a Bíblia na sua experiência, Atos 2.16, “mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:”, I Pedro 1.16, “está escrito”.

Versículo para memorizar: II Timóteo 3.16, “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!