Skip to content

Pergunta 15 – Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?

15. Pergunta. Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?

Resposta. O pacto foi feito com Adão, não só para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgressão (1).

Versículo para Memorizar: Rm 5.12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

15.1. I Coríntios 15.22, “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” Romanos 5.12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

Quando Adão provou a corrupção de sua natureza, ele não ficou como simples indivíduo senão como o cabeça natural da raça. O primado natural, ou seja, sua posição representativa da humanidade, está claramente ensinado em Romanos, capitulo cinco. Adão não pecou meramente por nós, como se ele fosse o mero cabeça federal da raça; nós pecamos nele (Romanos 5.12). T. P. Simmons, pg. 184.

Os efeitos do pecado de Adão não ficaram restritos a ele. Foram transmitidos à posteridade dele. Isto é um axioma (axioma: proposição que se admite como verdadeira porque dela se podem deduzir as proposições de uma teoria ou de um sistema lógico ou matemático – Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI ver. 3.0, nov 1999). At 17.26, “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;”. A frase, “de um só sangue fez toda a geração dos homens” é prova bíblica que todos os homens, em todas as nações, venham de uma única fonte, um único “sangue”.

A importância da fonte comum de todos os homens “de um sangue” é reconhecida pela lógica escriturística que liga a salvação à descendência comum de todo homem com Adão. Paulo ensina que como a ruína vem pelo primeiro homem, “que é terreno”, a salvação vem pelo “último Adão”, o Senhor, que é do céu. I Co 15.45-49, v. 45, “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”, v. 49, “E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”. É importante entender essa ligação, pois, se não tiver uma linhagem com Adão nunca pode ter uma linhagem espiritual a Cristo. Não pode ter ligação com Calvário se não tiver conexão com Éden (Pendleton, pg. 170).

O fato que Adão é o cabeça federal de todos os homens não deduz de uma afirmação clara de um versículo bíblico, mas de uma conclusão escriturística em geral. Aquilo determinado resultante a Adão é verdadeiro para todos, portanto a sua representação federal. O fato que todos comem do suor das suas faces; sofrem doenças e tristezas; e voltem ao pó do que são feitos é suficiente deduzir que Adão é nosso cabeça federal (Gn 3.17-19; Rm 5.12, 19). Todos foram incluídos na primeira condição de não comer o fruto como todos são participantes da maldição que veio pelo Adão comê-lo. A humanidade era tão unida a Adão que todos ficaram santos enquanto ele continuou assim e caíram nele quando ele caiu – Pendleton, pg.172-173.

Conhece este Último Adão? Arrependa-se e creia nEle já!

Versículo para Memorizar: Rm 5.12, “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!