Skip to content

Pergunta 14 – O que é pecado?

14. Pergunta. O que é pecado?

Resposta. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão dessa lei (1).

Versículo para Memorizar: I João 3.4, “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.”

14.1. I João 3.4, “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.”

O que é pecado e o que é que causou um preço inestimável a ser pago por ele é entendido pelas descrições claras do pecado que a Bíblia fornece. Na Bíblia o pecado é descrito como sendo nenhuma justiça ou bem (Salmos 14.1-3; 59.1-8; Romanos 3.10-18); toda a imundícia e superfluidade de malícia (Tiago 1.21). O pecado é descrito como um recém nascido abandonado na sua imundícia (Ezequiel 16.4,6); um corpo morto (Romanos 7.24), um enfermo com doenças abertas e imundas (Isaías 1.5,6), a gangrena (II Timóteo 2.17) e um sepulcro aberto (Romanos 3.13). O desprezo de Deus pelo pecado é compreendido em que a Bíblia descreve-o como tendo nenhuma verdade nele (João 8.44), sendo comparado ao vomito de cães e à lama dos porcos (II Pedro 2.22) e até ao trapo de imundícia (Isaías 30.22; 64.6; Lamentações 1.17).

A Bíblia abertamente diz que apenas o pensamento do tolo é pecado (Provérbios 24.9) nos dando o entender que o pecado é tolice.

A Bíblia revela que qualquer coisa sem a fé é pecado (Romanos 14.23) nos ensinando que o pecado é o oposto da fé.

A Bíblia ensina que a falta de fazer o bem que se sabe e deve fazer é pecado (Tiago 4.17) nos ensinando que a maldade do pecado é desobediência.

Somos instruídos pela Palavra de Deus que o pecado é claramente descrito como sendo “iniquidade” (I João 3.4; 5.17) nos ensinado que o pecado é contra a lei de Deus.

Para ninguém ter uma dúvida sobre este assunto, o Apóstolo João diz, pela inspiração do Espírito Santo, que quem peca “é do diabo” (I João 3.8) nos claramente convencendo que o pecado, em todas as suas considerações, é terrível, abominável, diabólico e não de Deus.

Pelas descrições claras e marcantes da Palavra de Deus, entendemos bem o que causou um preço divino e eterno a ser pago para que a salvação fosse uma realidade.

O pecado não merece tolerância, mas horror!

Se não conhecer o Salvador, saiba que a salvação do pecado não é através das obras do próprio pecador ou de outro pecador. A salvação do pecado é restritamente por Aquele que Deus em amor deu, ou seja, o Seu Unigênito Filho, Jesus Cristo. Se estiver oprimido pelo seu pecado, a mensagem da Bíblia é Vinde a Jesus (Jo 3.16; Mt 11.28-30; Ap 22.17)!

Se já conhece o Salvador e a graça que superabundou por Jesus Cristo onde o seu pecado abundou, não é dúvida que se deseja ser agradável ao Senhor. Seja santo como é Santo Aquele que te salvou. Quando pecar, corra a Deus confessando os pecados, reivindicando o sangue de Cristo e procurando aquela graça para ser feito ainda mais conforme a imagem de Cristo.

Versículo para Memorizar: I João 3.4, “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.”

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!