Skip to content

Pergunta 10 – Como Deus criou o homem?

10. Pergunta. Como Deus criou o homem?

Resposta. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (1), em conhecimento, justiça, e santidade (2), com domínio sobre as criaturas (3).

Versículo para Memorizar: Gênesis 1.27, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

10.1. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (1), em conhecimento, justiça, e santidade (2), com domínio sobre as criaturas (3).

Gênesis 1.27, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Deus formou por último o homem do pó da terra sem nenhum processo de evolução, numa ação singular e instantânea. Deus soprou nos seus narizes o fôlego da vida e o homem imediatamente tornou alma vivente.

A mulher foi criada da costela do homem (Gn 2.18-23; I Co 11.8,9). Ela não foi criada da cabeça de Adão para não competir com ele, nem do pé de Adão para ser pisada por ele, mas da costela para andar ao lado dele, ser protegida por ele e para ser uma ajuda perfeita para ele (Gn 2.18, “ajudadora idônea para ele”).

O corpo do homem foi feito por Deus do pó da terra e o espírito do homem veio de Deus. A vida é sagrada (Gn 9.6). O homem é feito de parte material, de pó, o corpo e, imaterial , o espírito (El 12.7; I Co 2.11; Tg 2.26). O homem tem personalidade: autoconsciência em relação ao mundo e a Deus e se julga moralmente (Bancroft).

O homem tendo espírito indica a sua existência eterna. “À nossa imagem, conforme a nossa semelhança” não indica forma orgânica (Jo 4.24), mas moral (Ef 4.23,24; Cl 3.10).

Versículo para Memorizar: Gênesis 1.27, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

10.2. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (1), em conhecimento, justiça, e santidade (2), com domínio sobre as criaturas (3).

Colossenses 3.10, “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

Efésios 4.24, “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

A imagem de Deus no homem inclui, além de verdadeiro conhecimento, a verdadeira justiça e santidade, que pode ser perdido por pecar, algo mais que não pode ser perdido pelo pecado, mesmo grandemente afetado por ele. Esses elementos seriam os que fazem parte da constituição natural de todo homem e incluem o poder intelectual, as afeições naturais e uma condição de percepção moral. Se o homem perdesse esses elementos, cessaria de ser homem. Mesmo depois da queda do homem, a Bíblia consta que ele ainda é a “imagem de Deus” – I Co 11.7; Tg 3.9. A enormidade do pecado de homicídio é pelo fato do homem ser, ainda depois o pecado, feito na Sua imagem (Gn 9.6), e portanto o homicídio é um ataque na própria “imagem” de Deus. Isso não poderia afirmar se o homem não era mais na “imagem de Deus” depois da queda – Bancroft, em inglês, pg. 204.

Versículo para Memorizar: Gênesis 1.27, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

10.3. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (1), em conhecimento, justiça, e santidade (2), com domínio sobre as criaturas (3).

Gênesis 1.28, “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.”

O homem foi criado por último para coroar os feitos Divinos. Tudo aquilo que foi anteriormente criado serviu para sustentar aquilo que se seguia. O homem tem domínio sobre a criação (Sl 8.3-9).

Mesmo sendo pecador, o homem é superior aos animais e o seu relacionamento com o seu próximo exige respeito (Sl 8.5; Tg 3.9).

Versículo para Memorizar: Gênesis 1.27, “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Jesus tornou-se homem para substituir o homem pecador diante da ira de Deus para salvar todos que venham pela fé a Ele (Fp 2.5-11; Is 53.4-11). Jesus Cristo, o Salvador, é Deus que veio nascer como homem, agradar Deus com a Sua obediência perfeita e ser O Salvador daquele que se vê pecador e necessitado de um Salvador todo-suficiente que agrada ao Deus Santo para toda eternidade.

Compilado pelo Pastor Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basílio, 04/2008 e
Robson Alves de Lima 11/2011 Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inBíbliaCatecismo de C. H. Spurgeon

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!