Skip to content

Capítulo 5: As dez pragas do Egito

[Índice]

Praga Texto Aviso O Deus Egípcio Zombado O Coração de Faraó Produziu Efeito em Gósen? Os Magos Copiaram?
Água do rio Nilo se tornou sangue 7:14-24 Sim Os deuses do Rio Nilo Coração dele se endureceu – 7:22 Sim – 7:20-21 Sim
Comentário: Ficou 7 dias. O Nilo era um rio sagrado do Egito. Os magos copiaram as pragas, mas porque? O que precisaram foi água, não mais sangue. Eles não puderam desfazer o que Deus tinha feito, nem fazer água para o povo beber.
Rãs 8:1-15 Sim Pta e Heca – deus e deusa de cabeça de rã Endureceu o seu coração – 8:15 Sim – 8:6 Sim
Comentário: Fizeram de novo. Para que? Não precisaram mais rãs. De novo não puderam desfazer o que Deus tinha feito. A rã representou para o Egito a vida humana em embrião. Deus mostrou que Ele é a fonte de toda vida.
Piolhos 8:16-19 Não Leb – deus da terra Coração dele se endureceu – 8:19 Sim – 8:17 Não
Comentário: Piolhos são pulgas ou mosquitos. Esta vez os magos disseram a Faraó que “isto é o dedo de Deus, 8:19. As pulgas ficaram sobre a terra como o pó.
Moscas 8:20-32 Sim Quepara – deus besouro Endureceu ainda esta vez seu coração – 8:32 Não 8:22-23 Não
Comentário: Um tipo de mosca chamado “mosca de cachorro” que morde a pálpebra, pode dar doença dos olhos e até cegueira. Começando com esta praga Deus fez diferença entre Egito e Israel, 8:22-23, 11:7. Observa os comprissos de Faraó,, v. 25 e 28.
Pestilência Gravíssima 9:1-7 Sim Seráfis (Ápis) ! deus sagrado de Mênfis do gado O coração de Faraó se agravou – 9:7 Não 9:4 e 7Não
Comentário: Os magos não puderam desfazer nem curar a doença. Uma doença que atacou o gado. Todo gado do Egito morreu, mas nenhum morreu de Israel.
Sarna 9:8-12 Não Neite – deusa e rainha do céu O Senhor endureceu o coração de Faraó – 9:12 Não – 9:11Não
Comentário: Deus nesta praga zombou a deusa e rainha do céu do Egito. Moisés jogou o pó para o céu que deu um tumor ulceroso na pela do povo que doeu demais. Os magos também pegaram a doença e não puderam adorar a sua deusa e rainha religiosa.
Saraiva 9:13-35 Sim Íris – deus da água e

Osiris – deus de fogo

O coração de Faraó se endureceu – 9:35 Não 9:26 Não
Comentário: Todos que creram na Palavra de Deus escaparam desta praga, 9:20-21. Deus mandou saraiva cair na terra e fogo correr no chão. Mostrou que seus deuses da água e do fogo eram mesmo nada.
Gafanhotos 10:1-20 Sim Xu – deus do ar e

Sebeque – deus-inseto

O Senhor endureceu o coração de Faraó ! 10:20 Não – 10:6 Não
Comentário: Deus encheu o ar de gafanhotos. Os deuses egípcios (Xu E Sebeque) não puderam fazer nada para não deixar acontecer. Ó que deuses fracos! Observa o terceiro comprisso oferecido por Faraó, 10:11.
Trevas 10:21-23 Não Rá – deus-sol. Ele era o deus principal do Egito O Senhor endureceu o coração de Faraó ! 10:27 Não – 10:23 Não
Comentário: Com esta praga Deus derrubou o deus principal do Egito, Rá, o deus-sol. A palavra Faraó significa sol, ele era um deus. Egito ficou nas trevas (sem ver nadinha) durante 3 dias, mas Israel ficou na luz. Observa o quarto comprisso de Faraó, 10:24.
Morte do primogênitos 11-12 Não Jeová reina! Ele destruiu todos os deuses falsos do Egito. Agora mostra que Ele é a vida. Pela última vez o seu coração se endureceu – 14:1-10, 21-28 Aqueles que tinham o sangue do cordeiro não morreram Não puderam aliviar o povo
Comentário: Depois disto todos souberam que Deus era o Senhor e Seu nome ficou anunciado Comentário: em toda a terra. Deus destruiu todo deus falso do Egito. Na morte do primogênito Deus mostrou que Ele tem na Sua mão o poder de morte e de vida. Depois vamos estudar mais detalhadamente a Páscoa.

 

Published inO Pentateuco