Skip to content

Capítulo 4: Introdução do livro de Êxodo

[Índice]

1. A Data do Livro de Êxodo. 1500-1460 a. C. Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio contam a história da saída de Israel do Egito até a morte de Moisés quando Josué tomou a liderança de Israel. Estes livros dão a saída do Egito, o recebimento da lei, o plano do Tabernáculo, e a jornada de Israel no deserto por causa da sua incredulidade. Tudo isto aconteceu durante 40 anos.

2. O Tema do Livro. Redenção por meio do sangue do Cordeiro de Deus.

3. O Esboço do livro de Êxodo. I. O Êxodo de Israel do Egito. 1-18. Isto mostra o poder de Deus na redenção. II. A Lei. 19-24. Isto mostra a santidade de Deus na redenção. III. O Tabernáculo. 25-40. Isto mostra a sabedoria de Deus na redenção.

4. Uma Observação. A palavra Êxodo significa sair ou saída. A palavra Êxodo vem da Septuaginta (LXX) que é a tradução grega do Velho Testamento hebraico.

Êxodo conta a história da saída de uma nação toda (Israel) do Egito para começar uma vida nova. Não há na história humana toda uma coisa mais espetacular do que a saída de Israel (três milhões de pessoas) do Egito, uma revelação de Deus mais solene do que a do Monte de Sinai, uma construção (estrutura) mais significante do que o tabernáculo, nem uma figura humana maior do que Moisés no Velho Testamento. Êxodo tem a origem da vida nacional e da lei e da religião organizada por Deus para os judeus.

5. O Êxodo com referência a Israel. Êxodo conta a redenção feita por Deus de Israel do Egito. Isto simboliza a redenção do pecador da escravidão e da condenação do pecado e do mundo pelo poder e salvação de Deus. Observa o que isto significa para Israel e o pecador: pelo êxodo (saída) de Israel da escravidão do Egito, ela foi tirada dele para uma liberdade nova; pela lei dada por Deus, Israel foi tirado do Egito (o mundo) para um governo novo; pelo Tabernáculo providenciado por Deus, Israel foi tirado do Egito para uma comunhão nova e divina. Tudo isto pode ser resumido na maneira seguinte; liberdade, responsabilidade e privilégio. É tudo isto que o pecador ganha na salvação por Jesus Cristo.

6. Os Mapas. Deve familiarizar-se com os mapas. Eles mostram a saída de Abraão de Ur dos Caldeus até Israel em Gósen do Egito durante os dias de José, e a rota da saída de Israel do Egito até chegou na terra prometida durante os dias de Moisés e Josué.

7. O Tempo que Israel gastou no Egito. Israel gastou 430 anos no Egito (Êx. 12:40), da chegada de Jacó e sua família no Egito até a saída do Egito com Moisés. Quando Jacó e sua família chegaram no Egito deu o total de 70 pessoas (Gên. 46:27, Êx. 1:5). Quando a multidão de Israel saiu do Egito com Moisés deu o total de seiscentos mil (600.000) homens, sem contar as crianças e mulheres (Êx. 12:37). Calculando que cada homem tinha uma esposa e dois ou três filhos, o total chegou para ser mais ou menos três milhões (3.000.000) de pessoas. Então, Êx. 1:7 é a verdade mesma. Foi por isso que o Egito escravizou Israel (Êx. 1:8-22).

Published inO Pentateuco

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!