Skip to content

Capítulo 10: Êxodo – 3ª divisão – capítulos 25-40

[Índice]

O TABERNÁCULO. 25-40.

Mostra a sabedoria de Deus na redenção. Estudaremos o tabernáculo de uma maneira em geral, porque é um assunto cumprido e o tempo nem o espaço dá para fazer de uma outra maneira. O tabernáculo mostra simbolicamente Jesus Cristo na sua glória e a salvação maravilhosa que fez por nós o seu povo.

1. A Medida do Pátio do Tabernáculo e do Tabernáculo próprio. 26:15-25. 27:9-19.

O pátio do Tabernáculo. Cumprimento – 46 metros. Largura – 23 metros. Altura – 2.3 metros.

O Tabernáculo próprio. Cumprimento – 13.8 metros. Largura – 4.6 metros. Altura – 4.6 metros.

O Lugar Santíssimo. Cumprimento – 4.6 metros. Largura – 4.6 metros. Altura – 4.6 metros.

2. Os Materiais do Tabernáculo.

Ouro – divindade de Cristo, Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Prata – redenção feita por Cristo.

Madeira – humanidade de Cristo, Jesus Cristo é o Filho do homem.

Tábuas Cobertas de Ouro – Jesus Cristo é o Deus-Homem.

Linho Fino Torcido – a santidade de Jesus Cristo e a justiça que Cristo ganhou pela sua vida perfeita.

A Cor Azul – a cor celestial. Jesus Cristo é de cima.

A Cor Púrpura – (escarlata) a cor da realeza. O Filho de Deus e o Rei dos reis.

Cor Carmesim – (vermelha) a cor do sangue do nosso Salvador.

Cobre – o metal que agüenta calor como Jesus Cristo agüentou a ira de Deus em nosso lugar. Simboliza que Jesus Cristo levou em si mesmo a ira de Deus para nos salvar.

3. O Pátio do Tabernáculo. 27:9-19.

As cortinas eram de linho fino torcido branco que é a justiça de Jesus Cristo imputada na salvação. As colunas de tábuas cobertas de ouro simbolizam que Jesus Cristo é o Deus-Homem (Deus se fez carne para nos salvar). As bases das colunas de cobre mostram que a única maneira de aproximar-se a Deus é por Jesus Cristo que foi julgado por Deus em nosso lugar para nos salvar na sua ira.. As faixas de prata mostram que para ser salvo é necessário passar pela redenção de Cristo. A Porta única do Tabernáculo mostra, através da cortina de linho fino torcido de cor azul, púrpura e carmesim, que foi suspendida por quatro colunas de madeira coberta de ouro, que Jesus Cristo é o único Mediador que conduz o pecador a Deus. Porque quatro colunas? Parece que é Jesus Cristo simbolizado como Ele é representado nos quatro Evangelhos, O Mesisas-Rei de Israel, O Servo Perfeito de Deus, O Filho do Homem e o Filho de Deus. Esta é a única porta do céu.

4. O Altar de Cobre. 27:1-8, 38:1-7.

Medida dele: cumprimento – 2.3 metros, largura – 2.3 metros, altura – 1.4 metros. Onde o cordeiro foi sacrificado para entrar na presença de Deus. Propiciação, substituição e reconciliação.

5. A Pia de Cobre. 30:17-21, 38:8.

Feita de cobre e cheia de água para lavar. Simboliza juízo através da Palavra de Deus que nos purifica. O sacerdote somente lavou os pés e as mãos antes de entrar no Tabernáculo para servir e fazer a obra de Deus. João 13:10 e I João 1:8-10.

6. O Tabernáculo.

Foi feito de tábuas cobertas de ouro. Cada tábua mediu 4.5 metros de cumprimento e 65 centímetros de largura. Eram vinte tábuas de cada lado e seis das costas e mais duas nos cantos das costas. Tinha barras para segurar as tábuas; uma em cima com outra em baixo por fora, e uma barra que passou pelo meio das tábuas (26:15-25, 36:20-34). As bases das tábuas eram de prata. Prata simboliza a redenção feita por Cristo para nos salvar do pecado (observa 26:19, 21. 25 e 30:11-16).

7. O Véu Exterior. 26:36-37, 36:37-38.

A cortina de linho fino de cor azul, púrpura e carmesim. Cinco colunas de madeira coberta de ouro. O número cinco é o número da graça. Só pode entrar na presença pela sua graça maravilhosa. As bases de cobre falam do juízo (ira) de Deus que Jesus levou para nos deixar entrar na presença de Deus. Uma vez que entrou no Tabernáculo próprio não encontrou mais cobre, porque o juízo já ficou no passado. Agora o salvo está vendo Jesus na sua beleza, que o mundo não vê.

8. O Castiçal de Ouro Puro. 25:31-40, 37:17-24.

Pesou mais ou mais 45 quilos. Não sabemos com certeza o tamanho dele, mas pela tradição judaica tinha 1.4 metros de altura. Mostra que Jesus Cristo é a luz divina e pura do mundo e do seu povo. No tabernáculo o castiçal era a única luz, a luz do mundo não entrou no tabernáculo. Sempre deu a sua luz no tabernáculo. A luz de Cristo é pura constantemente. Jesus Cristo é a luz do Evangelho puro e a luz do mundo não é misturada com a luz dele. A luz do mundo não conduz a Deus. O castiçal ficou cheio de óleo (Espírito Santo).

9. A Mesa do Pão da Proposição. 25:23-30, 29:2 e 32, 37:10-16.

Esta mesa tinha 1 metro de cumprimento, 50 centímetros de largura e 65 centímetros de altura e feita de madeira coberta de ouro. Jesus Cristo é o pão da vida. Este pão era pão asmo e eram 12 pães, um para cada tribo de Israel. Jesus Cristo que é o pão do seu povo, não tem pecado nem heresia. O pão foi comido pelos sacerdotes, fala da comunhão e alimentação em Cristo.

10. O Altar de Incenso. 30:1-10, 37:25-28.

Este altar tinha 50 centímetros de cumprimento e de largura, e 1 metro de altura e feito de madeira coberta de ouro. Simboliza que Jesus Cristo nosso Salvador sempre está intercedendo pelo seu povo e que as orações dos salvos sempre estão subindo a Deus através do Intercessor.

11. O Véu Interior. 26:31-35, 36:35-36.

Feito de linho fino torcido de azul, púrpura e carmesim com querubins de obra prima. Fala do corpo de Jesus, Heb. 10:19-20, Mt. 27:5. Entrar na presença de Deus é por Jesus Cristo.

12. As Cortinas do Tabernáculo. 26:1-14, 36:8-19.

Estas quatro cortinas ficaram cobrindo o tabernáculo todo. Os salvos estão cobertos com muita coisa maravilhosa.

A cortina de linho fino torcido de azul, púrpura e carmesim com querubins de obra prima. Estamos cobertos com a justiça belíssima do Salvador.

A cortina de pêlos de cabras (da cor preta). Sacrifício pelo pecado, Jesus levou nosso pecado na cruz.

A cortina (coberta) de peles de Carneiro tintas de vermelho. Os salvos estão cobertos no sangue do Cordeiro de Deus.

A cortina (coberta) de peles de texugo em cima das outras cortinas. Esta era de uma cor cinza desluzida e sem beleza. É o que o mundo vê quando olhar para Cristo. Isa. 53:2. Só os salvos estão vendo a beleza de Cristo por dentro.

13. A Arca do Testemunho. 25:10-22, 37:1-9.

Também é chamado a Arca do Concerto (Heb. (9:4) e nalgumas traduções A Arca da Aliança. Foi feito de madeira coberta de ouro. A Arca do Testemunho tinha 1.15 metros de cumprimento, 65 centímetros de largura e de altura. A Arca do Testemunho tinha por dentro o vaso de ouro do maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas do concerto (da lei), Heb. 9:4. Em cima dele tinha o propiciatório de ouro puro com os querubins de ouro puro sempre olhando para o propiciatório. Foi entre os querubins que Deus manifestou a sua presença e encontrou o seu povo (Sl. 99:1). Foi aqui que o sangue foi colocado para fazer a expiação. O pecador só pode encontrar com Deus através do Cristo simbolizado no tabernáculo.

14. Os Vestidos dos Sacerdotes. 28:1-5.

Fala do nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo. Observaremos a roupa deles uma por uma.

Mitra. 28:36-39. De linho fino (branco) com a lâmina de ouro puro que disse “Santidade ao Senhor”. É Jesus Cristo mesmo.

A Túnica Bordada. 28:4, 39. De linho fino branco. Jesus Cristo na sua justiça.

O Manto do Éfode. 28:31-35. Feito de linho azul e com uma borda de romãs azuis, púrpuras e carmesins e campainhas. Romã fala da ressurreição (Nú. 17:8) e a campainha fala da Palavra perfeita do Salvador.

O Éfode mesmo. 28:6. De linho puro azul, púrpura e carmesim e com fios de ouro. Está vendo Cristo de novo? Ele é o Deus-Homem perfeito em tudo.

O Cinto. 28:8. Feito da mesma coisa do Éfode.

O Peitoral. 28:15-29. Feito da mesma coisa do Éfode, mas com ordem de pedras das 12 tribos. O povo de Deus sempre está perto do coração do Salvador.

Urim e Tumim. 28:30. Ficaram no peitoral do sumo sacerdote. Significa as luzes e as perfeições. Jesus Cristo sabe a vontade de Deus e a revela para os salvos. Ele é o nosso guia infalível.

Sapatos. Não tinha. Uma lembrança para não esquecer quem somos nós, homens da terra.

Published inO Pentateuco

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!