Skip to content

Introdução

[Índice ou e-book]

PREFÁCIO

Estas lições foram produzidas por um pastor muito ocupado. Elas foram escritas semanalmente e com o propósito de serem utilizadas pelos professores da escola dominical de nossa igreja (Primeira Igreja Batista em Independence, Kentucky). As anotações foram posteriormente colocadas em forma de livro, com a esperança de serem utilizadas por outros professores da Bíblia.

O leitor não deve esperar grande originalidade nas lições. Eu colhi informações de vários autores. Aqueles que utilizarem os livros que serão recomendados na próxima página poderão ver de onde muitos pensamentos foram emprestados.

Permita-me encorajar a cada professor a colocar todo o esforço que o tempo permitir em estudar suas lições. A lista dos livros recomendados será de grande ajuda. Quanto mais você conhecer sobre um assunto, melhor professor você será.

Finalmente, devo mencionar que as lições não têm a mesma duração. Os pastores que têm várias classes ao mesmo tempo estudando Gênesis, devem determinar de antemão quantas semanas são necessárias para cobrir cada lição.

Pastor Ron Crisp
Primeira Igreja Batista
Independence, Kentucky

INTRODUÇÃO

Gênesis pode muito bem ser considerado o livro mais importante que já foi escrito. Aqui nós temos o fundamento da Bíblia toda e o berço da doutrina bíblica. O livro de Gênesis sozinho nos dá o relato da criação, da origem humana e da queda do homem. Este livro traça o fundamento para toda profecia bíblica. Quando os homens rejeitam a autoridade de Gênesis, perdem a base de toda verdade espiritual. Eles literalmente não sabem de onde vêm e nem para onde vão.

I. O TÍTULO.

A palavra Gênesis significa origem. Gênesis, sem dúvida nenhuma, é o livro das origens. Em Gênesis nós temos a origem do universo, do nosso sistema solar, da vida, do homem, do pecado, do casamento, dos idiomas, da indústria, do governo, da religião e da nação de Israel.

Dez vezes no livro de Gênesis somos dados a história de várias gerações. A palavra “geração” basicamente significa origem, ou no contexto, o relato da origem.

Note as seguintes gerações:

1. Gerações do Universo — Gênesis 2:4.
2. Gerações de Adão — Gênesis 5:1.
3. Gerações de Noé — Gênesis 6:9.
4. Gerações dos filhos de Noé — Gênesis 10:1.
5. Gerações de Sem — Gênesis 11:10.
6. Gerações de Terá — Gênesis 11:27.
7. Gerações de Ismael — Gênesis 25:12.
8. Gerações de Isaque — Gênesis 25:19.
9. Gerações de Esaú — Gênesis 36:1, 9.
10. Gerações de Jacó — Gênesis 37:2.

II. O AUTOR.

Moisés foi o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia. Eles são chamados de Pentateuco. Os judeus geralmente se referem aos autores do Velho Testamento como “Moisés e os profetas” [Lucas 24:27 e 44].

III. O BERÇO DA DOUTRINA BÍBLICA.

Toda doutrina bíblica tem seu fundamento no livro de Gênesis. Este livro é mencionado mais de duzentas vezes no Novo Testamento. Sem o livro de Gênesis seria impossível entendermos a Bíblia.

Em alguns aspectos a Bíblia é estruturada como um romance complexo:

A. Como no primeiro capítulo de um romance, Gênesis abre a história e nos dá toda a base necessária de informação.
B. De Êxodo até Judas os detalhes são expandidos e a história é contada.
C. O livro de Apocalipse, como no final de um romance, termina a história e liga todos os fatos que estavam em aberto. (Tem se notado freqüentemente, que em muitos aspectos o livro de Apocalipse termina com um novo começo. Gênesis começa com a criação dos céus e da terra, enquanto o livro de Apocalipse termina com um novo céu e uma nova terra).

IV. GÊNESIS COMO UMA REVELAÇÃO.

Três coisas podem ser ditas a respeito de Gênesis como uma revelação de Deus:

A. É uma grande revelação – Gênesis revela o que o homem nunca poderia aprender por ele mesmo [Jó 38:1-6]. Gênesis é o único livro da história da criação e dos primeiros dois mil e quinhentos anos da existência humana.

B. É parte de uma revelação progressiva – O restante da Bíblia completa o que Gênesis começa. Gênesis faz a primeira promessa da redenção, e termina com a aparente vitória do pecado [Gênesis 50:26].

Exemplo: Gênesis 3:15 – Nesta primeira promessa evangélica, temos as sementes de toda a história da redenção. O restante da Bíblia é realmente uma exposição deste versículo.

C. É uma revelação da história da salvação – Note que em Gênesis há somente dois capítulos descrevendo a história do universo, e apenas nove capítulos relatando a história das nações. O livro é constantemente estreito em seu escopo. Trinta e nove capítulos tratam da história de Abraão, Isaque e Jacó. O livro termina com os filhos de Jacó no Egito. Estes homens eram os “Pais” das tribos de Israel. No Egito eles se tornaram uma grande nação. É claro que o livro de Gênesis nos conduz a pessoa de Cristo. Esta não é apenas uma mera história da humanidade, mas o plano de salvação de Deus na história.

CONCLUSÃO

Que nosso estudo no livro de Gênesis possa nos ajudar a perceber uma vez mais a unidade da Bíblia. Os sessenta e seis livros da Escritura formam um único livro cujo tema é Jesus Cristo [João 5:39].

Livros recomendados para estudos adicionais:

CALVIN, John, Commentary on Genesis.
O famoso reformador é muito prático e freqüentemente apresenta um ponto de vista bem diferente dos autores modernos.

CARROL, B.H., An Interpretation of the English Bible:”Genesis.”
A seção que trata de Gênesis é muito bom.

HENRY, Matthew, Bible Commentary.
Este comentário velho é indispensável para qualquer professor bíblico.

LEUPOLD, H.C., Exposition of Genesis, 2 volumes.

MORRIS, Henry M., The Genesis Record.
Dr. Morris não é somente um bom aluno da Bíblia, mas ele é também um cientista e um profissional na área da Ciência da Criação. O livro dele é um estudo bem recomendado.

PINK, A. W., Gleanings in Genesis.
O Sr. Pink é muito interessante, mas ele freqüentemente exagera na aplicação de símbolos bíblicos.

Published inGuia de estudo para Gênesis