Skip to content

Estudo sobre Gênesis 7.1-24

[Índice ou e-book]

INTRODUÇÃO

Neste capítulo nós temos descrição do dilúvio. Este foi sem dúvida, o julgamento mais terrível de Deus sobre o pecado do homem que o mundo já viu. Na próxima vez que Deus julgar o mundo, será com fogo [II Pedro 3:6-7].

I. A CHAMADA DE DEUS – VERSÍCULO 1.

Deus cuidou dos justos. No tempo certo, Ele chamou Noé e sua família para entrarem na Arca. Note que Deus disse “venha”, ao invés de “vá”. Ele estava presente na Arca, pois, Ele nunca abandona seu povo [Hebreus 13:5-6].

II. OS ANIMAIS LIMPOS – VERSÍCULOS 2-3.

Deus disse a Noé para trazer para dentro da Arca um par de cada espécie de animal, e aqui Ele nos dá mais detalhes sobre isto. Noé deveria levar sete de cada animal limpo. O sétimo animal ou número impar seria usado para o sacrifício [Gênesis 8:20]. Mais tarde Deus deu à Moisés uma lista dos animais considerados cerimonialmente imundos para os Judeus [Levítico 11]. Todavia, nós aprendemos neste capítulo que nos dias de Noé, Deus havia de alguma maneira revelado estas coisas. Entretanto, nós não temos que observar esta prática hoje, pois tais leis foram abolidas em Cristo [Atos 10].

III. O TEMPO DO JULGAMENTO – VERSÍCULOS 4-10.

Deus informou a Noé que o dilúvio viria dentro de sete dias. Parece estranho que Noé e sua família teriam que permanecer sete dias dentro da Arca, antes do início do dilúvio. Talvez havia tarefas a serem feitas lá dentro. Não há dúvidas de que o mundo do lado de fora riu e zombou deles. Que coisa maravilhosa foi a obediência de Noé em tudo o que Deus lhe dissera. Ele é honrado por isso várias vezes [vers. 5, Gênesis 6:22]. Deus tem prazer em nossa obediência.

IV. COMO OCORREU O DILÚVIO – VERSÍCULOS 11-16.

Quando Deus faz uma ameaça, ninguém deveria duvidar de que Ele a cumprirá. O mundo nunca tinha visto um dilúvio, entretanto, ele veio de qualquer maneira. Da mesma forma, os homens ficarão surpresos quando Cristo retornar [II Pedro 3:4]. Nos versículos 11 e 12, nós somos informados a respeito da fonte das águas do dilúvio. A chuva caiu dos céus durante quarenta dias e quarenta noites, e os reservatórios subterrâneos foram abertos. Homens convertidos como Dr. Henry Morris, que também é um cientista, têm algumas teorias a respeito do modo como isto ocorreu. Embora elas sejam interessantes, nos é suficiente saber, que Deus preparou tudo isso antecipadamente.

V. A EXTENSÃO DO DILÚVIO – VERSÍCULOS 17-23.

Como mencionado nas lições anteriores, o dilúvio foi de ordem universal. A terra toda foi coberta com pelo menos 6,5 metros de água. Nenhuma criatura que respirava, sobreviveu fora da Arca.

VI. A DURAÇÃO DO DILÚVIO – VERSÍCULO 24.

Veremos este assunto mais detalhadamente no próximo capítulo.

CONCLUSÃO

Que ocasião terrível foi esta, embora Noé estivesse seguro na Arca. Vamos nos lembrar da nossa salvação em Cristo. Nós merecemos o inferno e a ira de Deus, mas por causa de Cristo nós estamos protegidos. Deus não somente nos chamou para a Arca da salvação, como também nos trancou em segurança dentro dela [vers. 16; João 10:27-29]. Que maravilhoso Salvador!

Published inGuia de estudo para Gênesis