Skip to content

Estudo sobre Gênesis 6.14-22

[Índice ou e-book]

INTRODUÇÃO

Uma das épocas terríveis da terra foi o dilúvio. Ele permanece como o julgamento mais terrível de Deus sobre o pecado que o mundo já viu. Aqueles que duvidam da ira que está por vir, devem considerá-lo cuidadosamente [II Pedro 3:5-7].

I. A ARCA – VERSÍCULOS 16,18-21.

A. As Dimensões da Arca. Talvez seja útil citar o Dr. Henry Morris. Ele é um estudante da Bíblia e também um cientista, e tem dedicado muito estudo neste assunto. (Ver anexo 2 no final deste capítulo.)

B. Os Animais. (Ver anexo 3).

Lembre-se de que o número de espécies é pequeno quando comparado à variedade de tipos de animais. Por exemplo: um par de cachorros teria representado a família canina inteira.

C. A Arca como um Tipo.

Os estudantes da Bíblia têm visto na Arca um tipo do Senhor Jesus Cristo. A seguir veremos algumas maneiras como a Arca é um símbolo de Cristo:

1. A Arca foi uma provisão Divina. A salvação não se originou do plano do homem mas do plano de Deus [João 3:16].

2. A Arca foi um lugar de refúgio da ira de Deus [João 3:18].

3. A Arca possuía apenas uma porta. Quando Deus a fechou, cessou toda a oportunidade de misericórdia. Cristo é a porta, mas, os convites para entrar não serão estendidos para sempre.

4. A Arca era um lugar de absoluta segurança para aqueles que estavam dentro dela [João 10:28-29].

5. A palavra traduzida por betumeé diferente da palavra usualmente usada no Velho Testamento. A palavra usada aqui (Hebraico kopher) é traduzida como “expiação” em muitas outras partes do Velho Testamento [Levítico 17:11]. Na forma de substantivo ela simplesmente significa “cobertura”. Certamente isto aponta para o sangue de Cristo que faz expiação por nossos pecados e nos esconde da ira de Deus.

II. O DILÚVIO – VERSÍCULO 17.

Muitos pontos podem ser considerados aqui:

A. O dilúvio foi um julgamento mundial. Aqueles que têm retratado o dilúvio como um acontecimento local, não são honestos com as Escrituras.

B. Enquanto a Bíblia nos dá o único relato inspirado e preciso, podemos ver que as “histórias do dilúvio” são encontradas em culturas espalhadas por todos os continentes. Não são estas tradições passadas de geração a geração, um testemunho independente da história real do dilúvio.

C. O dilúvio é sem dúvida responsável pela condição geológica atual da terra. (Há excelentes livros sobre o dilúvio que o pastor ficará contente em recomendá-los àqueles que estiverem interessados em se aprofundar pessoalmente nos estudos).

III. A FÉ DE NOÉ – VERSÍCULO 22.

Como nós devemos admirar Noé. Ele creu e agiu baseado na Palavra de Deus. Sem dúvida o mundo zombou, mas Noé os advertiu diligentemente [II Pedro 2:5]. A construção da Arca é mencionada no grande capítulo dos “heróis da fé”, como um dos monumentos da fé [Hebreus 11:7]. Como alguém disse lembrando Hebreus 11:7: “Noé não pude convencer o mundo pela sua pregação, mas condenou o mundo pela sua fé e obediência”.

Published inGuia de estudo para Gênesis