Skip to content

Estudo sobre Gênesis 5

[Índice ou e-book]

INTRODUÇÃO

Gênesis capítulo 4 contém o registro de Caim e de seus descendentes. Em Gênesis capítulo 5, a ênfase muda para Sete e sua geração. Como ninguém da semente de Caim sobreviveu ao dilúvio, nós todos somos descendentes de Sete, através de Noé e de seus filhos.

I. A INTRODUÇÃO DO CAPÍTULO – VERSÍCULOS 1-2.

Nos versículos 1 e 2 , nós temos a explanação do conteúdo do capítulo 5 e uma breve revisão da criação do homem. Duas coisas são dignas de nota:

A. Somente aqui e em Mateus 1:1, a frase “livro das gerações” é utilizada na Bíblia. É interessante notar que em Gênesis a frase diz respeito a Adão, e em Mateus a Jesus Cristo, o ultimo Adão.

B. Perceba que no versículo 2, tanto o homem quanto a mulher são chamados de Adão. A palavraAdão no Hebraico é utilizada genericamente para “homem”, embora este fosse um nome pessoal dado ao homem. Este conhecimento esclarece o título de Cristo como “o ultimo Adão” [I Coríntios 15:45]. Como Adão foi o representante de seus descendentes, assim Cristo veio como o “ultimo Adão” para representar Seu povo no Calvário.

II. A GENEALOGIA DE SETE – VERSÍCULOS 3-20.

Uma coisa notável aqui é a longevidade destes antigos homens. Não há motivo para entendermos estes anos como alguma outra coisa além de anos solares normais. Muitos motivos têm sido sugeridos para que a vida fosse estendida em sua amplitude. Talvez o pecado não tivesse ainda afetado totalmente a genética e a constituição física do homem. Alguns pensam que talvez seja pelo fato do clima da terra e do meio ambiente serem totalmente diferentes antes do dilúvio. Entretanto, tudo isso é mera teoria. Nós ficamos contentes em saber que Deus é quem permitiu isso. Infelizmente uma vida longa não promove a piedade [Gênesis 6:5].

III. ENOQUE – VERSÍCULOS 21-27.

Aqui nós encontramos um dos homens mais interessantes das Escrituras. As coisas que sabemos a respeito de Enoque:

A. Enoque era o sétimo depois de Adão, e veio através de Sete [Judas 14-15]. É interessante notar que Lameque foi o sétimo depois de Adão, através de Caim [Gênesis 4:18-24]. Enoque foi um homem temente a Deus, enquanto Lameque foi um rebelde. Isto demonstra a influência de Caim e de Sete sobre suas famílias.

B. Enoque andava com Deus – vers. 24.

C. Enoque pregou para sua geração ímpia [Judas 14-15].

D. Enoque agradou a Deus [Hebreus 11:5].

E. Enoque foi trasladado para a presença de Deus para não ver a morte [vers.24; Hebreus 11:5]. Isto nos leva a pensar no motivo que levou Enoque à conversão. Nos versículos 21 e 22, vemos que ele veio à andar com Deus após o nascimento de Matusalém, aos sessenta e cinco anos de idade. O nome de Matusalém era profético e se referia à vinda do dilúvio. Em essência, foi dito a Enoque, que logo após a morte de Matusalém o dilúvio viria. Sem dúvida isto produziu a sua conversão e a sua ardente pregação. (Não é notável que o homem cuja vida foi prolongada até quando Deus enviou o dilúvio viveu mais do que qualquer outro homem? Isto não ilustra a longanimidade de Deus?).

IV. OS DESCENDENTES DE LAMEQUE – VERSÍCULOS 28-32.

Lameque (não deve ser confundido com o descendente de Caim) foi o pai de Noé. O nome Noé significa “descanso” ou “conforto”. De alguma maneira Lameque viu em Noé alguém que foi enviado para confortá-lo, enquanto ele trabalhava na terra amaldiçoada pelo pecado. Note que Noé teve muitos irmãos e irmãs, mas, infelizmente nenhum deles se arrependeu e entrou na Arca. Verdadeiramente Noé permaneceu solitário em sua fé em Cristo. O capítulo termina dando os nomes dos três filhos de Noé. Através deste homem a terra foi repovoada após o dilúvio.

ANEXO 1

Este comentário foi passado ao autor por um velho pastor.

GÊNESIS Capítulo 5 – Gerações.

1. Adão era da idade de 130 anos quando Sete nasceu

2. Adão era da idade de 235 anos quando Enos nasceu

3. Adão era da idade de 325 anos quando Cainã nasceu

4. Adão era da idade de 395 anos quando Maalaleel nasceu

5. Adão era da idade de 460 anos quando Jarede nasceu

6. Adão era da idade de 622 anos quando Enoque nasceu

7. Adão era da idade de 687 anos quando Matusalém nasceu

8. Adão era da idade de 874 anos quando Lameque nasceu

Lameque era da idade de 56 anos quando Adão morreu. Matusalém e Lameque puderam receber a história da criação diretamente de Adão. Lameque foi o pai de Noé. Noé foi a décima geração desde Adão. Matusalém poderia ter passado a história da criação de Adão para os filhos de Noé, Cão, Sem e Jafé, que eram da idade de 100 anos quando Matusalém morreu.

O dilúvio ocorreu no ano 600 da vida de Noé. Da criação de Adão até o dilúvio, se passaram 1656 anos. Noé viveu 350 anos após o dilúvio. Abrão era da idade de 56 anos quando Noé morreu. Sem viveu 500 anos após o dilúvio. Jacó era da idade de 48 anos quando Sem morreu.

A história da criação e o relato do dilúvio poderiam ter vindo desde Adão até Matusalém, de Matusalém até Sem; e de Sem até Jacó. Os doze filhos de Israel (Jacó) quando habitaram no Egito, conheciam a história muito bem. Moisés que escreveu o relato da criação e do dilúvio, pertenceu a terceira geração que estava no Egito.

A mensagem poderia ter vindo de Adão até Matusalém, e então para Sem, depois para Jacó, em seguida para Levi e finalmente até Moisés. Este relato poderia ter chegado até Moisés vindo de boca em boca desde Adão, caminhando assim através de cinco gerações.

Published inGuia de estudo para Gênesis

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!