Skip to content

Estudo sobre Gênesis 33

[Índice]

INTRODUÇÃO

Deus atendeu a oração de Jacó, pois vemos Esaú chegar de uma maneira amorosa e pacífica. Como é maravilhoso o poder da oração feita a um Deus que exerce poder sobre os corações dos homens.

I. A ANSIEDADE DO ENCONTRO – VERSÍCULOS 1-2.

Jacó vê Esaú se aproximar com as tropas de homens armados. Não sabemos o que se passou na mente dele. Será que Jacó sentiu paz sabendo que Deus o tinha ouvido, ou ele ficou temeroso e ansioso? Por que ele organizou a família daquela maneira? Isso era apenas protocolo ou ele estava protegendo os seus favoritos?

II. HUMILDADE – VERSÍCULO 3.

Jacó fez todo o possível para assegurar a paz com Esaú. Ele foi generoso para com Esaú [Provérbios 21:14]. Ele orou e usou palavras brandas [Provérbios 15:1], como também se aproximou com humildade. Nós também devemos fazer todo o possível para promover a paz sem comprometer a verdade [Romanos 12:18].

III. O ENCONTRO – VERSÍCULOS 4-11.

Jacó ficou feliz quando soube que Esaú não estava bravo, e que o amor fraternal havia voltado. Não há dúvidas de que Deus trabalhou no coração de Esaú como resposta as orações de Jacó [Gênesis 32:28].

Ambos usaram de sabedoria em não mencionar os problemas do passado. Muitas pessoas nunca aprendem a arte de abandonar os comentários que incitam provocações. Note como Jacó estava ansioso para que Esaú recebesse o presente dele. Nos tempos antigos, os presentes eram um sinal de boa vontade. Ele saberia pela recusa dos presentes qual seria a intenção de Esaú.

IV. A OFERTA DE ESAÚ – VERSÍCULOS 12-16.

Esaú queria viajar com Jacó. Entretanto, Jacó sabia que viajar com seus filhos, mulheres e gados, exigia lentidão, e isso seria irritante para aqueles homens. Esaú então sugeriu deixar um grupo de homens para protegê-los, mas, Jacó da mesma forma declinou da oferta e a considerou desnecessária. Esaú foi sincero em tudo o que falou e parecia um “bom amigo”. Infelizmente, ainda que algumas pessoas tenham certas qualidades de caráter, diante de Deus elas são profanas [Hebreus 12:16]. Aparentemente Jacó queria escapar de Esaú. Ele sabia que seus caminhos conduziam para diferentes direções.

V. SUCOTE – VERSÍCULOS 16-17.

Não sabemos porque Jacó parou antes de chegar ao monte Seir. Em Sucote ele construiu uma casa e cabanas para o seu gado. Sucote significa tendas.

VI. SIQUÉM – VERSÍCULOS 18-20.

Siquém é um nome de uma cidade e do filho de um príncipe. Nesta cidade Jacó comprou um pedaço de terra. Alguns pensam que ele queria possuir um pedaço de terra em Canaã. Note que neste lugar ele edificou um altar para Deus e o chamou de “Deus, o Deus de Israel”. Aqui Deus foi publicamente adorado e confessado. A adoração pública foi sempre uma marca de piedade verdadeira.

Published inGuia de estudo para Gênesis

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!