Skip to content

Capítulo 3: Batismo com o Espírito Santo (parte 2)

[Índice]

INTRODUÇÃO

A doutrina principal do movimento pentecostal e carismático é o batismo com o Espírito Santo. Muitos crentes estão confusos sobre esta doutrina por causa da perversão desta verdade. Estão confusos justamente, por que os seus pastores estão confusos sobre este assunto. Neste capítulo vamos tentar apresentar e ensinar a verdade sobre o batismo com o Espírito Santo à luz da Bíblia.

Deixa-me fazer algumas perguntas. O batismo com o Espírito Santo é para nós ainda hoje em dia? O Espírito Santo ainda está batizando agora? Se ainda é para nós ainda hoje em dia, quem recebe, quando e onde? O batismo com o Espírito Santo é para todos os salvos, ou só alguns e ou nenhum? Esta doutrina está ensinada na Bíblia? Porque o batismo com o Espírito Santo foi dado primeiramente? Vamos tentar responder estas perguntas biblicamente.

A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. (Joel 2:28-29) O profeta Joel falou do dia de Pentecostes e o Apóstolo Pedro citou estes versículos quando ele pregou no dia de Pentecostes. (Atos 2:15-20) Esta profecia foi cumprida em parte no dia de Pentecostes. A última parte da profecia ainda será cumprida na segunda vinda de Jesus Cristo (Joel 2:30-31). (Zacarias 12:9-10, 13:8-9, Romanos 11:26)

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”. (Mateus 3:11) João o Batista falou do dia de Pentecostes também. (Atos 2:1-21)

Jesus Cristo cumpriu a primeira parte da profecia de Joel no dia de Pentecostes. O batismo com o Espírito Santo aconteceu e foi cumprido. Este batismo foi dado para mostrar que a igreja que Jesus Cristo edificou e deixou neste mundo é dele. Este batismo cumpriu o seu propósito – autenticar, aprovar, autorizar e dar o poder para fazer a Sua obra. Então, este batismo não era para continuar sendo repetido durante os séculos todos.

OS DONS ESPIRITUAIS (EXTRAORGINÁRIOS) NÃO SÃO PRECISOS AGORA

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. (I Coríntios 13:8-13) Os dons espirituais foram dados para a igreja do Senhor Jesus Cristo quando ela estava ainda na sua infância. Os crentes desta época não tinham a Bíblia completa (só o Velho Testamento) e por isso Deus deu estes dons provisória ou temporariamente. Estes dons foram dados só até a Bíblia foi escrita toda. O Novo Testamento foi dado por Deus até o fim do primeiro século. João, o apóstolo, foi o último escritor inspirado por Deus para escrever o último livro da Bíblia (Apocalipse acerca do ano 96 d. C.). A Bíblia fala em I Coríntios 13:10 assim: “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. O que veio que é perfeito é a Palavra de Deus completa. Então, o que o é em parte já foi aniquilado que são os dons extraordinários. Estes dons foram dados para mostrar a autenticação da obra de Deus e da verdade que eles pregaram. Mas. Agora não são mais precisos estes dons, porque temos a Palavra de Deus inteira.

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”. (João 16:12-15) Nestes versículos podemos observar que Jesus Cristo prometeu dar o Novo Testamento. Observe algumas verdades que são ensinadas nestes versículos.

1. Jesus Cristo deixou alguns ensinos não falados antes de subir ao céu. (v. 12)

2. Jesus Cristo prometeu dar uma nova revelação inspirada pelo Espírito Santo. (v. 13)

3. Jesus Cristo escolheu certos homens para receber e escrever esta revelação nova (o Novo Testamento). Veja João 15:26-27 e I Pedro 1:21.

4. O Apóstolo Paulo foi um destes homens. (I Coríntios 14:37)

5. Então, o que é perfeito (I Coríntios 13:10) já veio. Então, os dons extraordinários já cessaram. Não são mais precisos, porque temos a Bíblia completa e a Bíblia é melhor do que os dons espirituais. Temos a Bíblia para confirmar e aprovar a doutrina correta, condenar a doutrina errada e autenticar a igreja do Senhor Jesus Cristo.

O PROPÓSITO DO BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

“V. 3-5. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. v. 8. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. (Atos 1:3-5, 8) O propósito do batismo com o Espírito Santo era para a igreja do Senhor Jesus Cristo receber o poder de Deus para fazer a obra de Deus até que Jesus venha. Observe algumas verdades ensinadas nestes versículos.

1. A igreja em Jerusalém foi mandada não se ausentar de Jerusalém, mas esperar a promessa do Pai, que foi receber a virtude de Deus.

2. Não muito depois destes dias a igreja em Jerusalém recebeu a virtude de Deus no dia de Pentecostes. Este batismo com o Espírito Santo não era para ser repetido, porque a igreja do Senhor Jesus Cristo já recebeu este poder até a consumação dos séculos. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28:18-20)

TIPOS (SÍMBOLOS) DO VELHO TESTAMENTO

São três coisas simbólicas no Velho Testamento que falam de que aconteceu no dia de Pentecostes: o tabernáculo de Moisés, o templo de Salomão e o templo da visão de Ezequiel.

A Igreja do Senhor Jesus Cristo.

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito”. (Efésios 2:19-22) A igreja do Senhor Jesus Cristo foi edificado por Jesus Cristo para ser morada de Deus em Espírito. Como o tabernáculo e templo do Velho Testamento foram a morada de Deus em Espírito aqui na terra, a igreja de Cristo também é. Para ver esta verdade simbolizada pelos tabernáculo e templo, é só observar que a igreja de Cristo é chamada a casa de Deus (I Timóteo 3:15), o templo de Deus (I Coríntios 3:17) e o edifício de Deus (I Coríntios 3:9). No dia de Pentecostes o Espírito Santo (a glória Shekiná) encheu a casa de Deus como também fez no Velho Testamento a respeito do tabernáculo e do templo.

No dia de Pentecostes o Espírito Santo de Deus veio encher a casa de Deus (a Sua igreja) mostrando Sua aprovação e autenticação. Mas, não foi só isto, Ele veio também para dar o poder para fazer a Sua obra. Então, o Espírito Santo habita na igreja do Senhor Jesus Cristo de uma maneira especial. Isto quer dizer com cada uma das igrejas locais e visíveis dEle. Não estamos falando sobre a igreja mística (universal invisível). Porque ela não existe. A única igreja que Jesus Cristo tem é uma igreja local e visível. Jesus Cristo batizou a Sua igreja com o Espírito Santo e Ele habita nela de maneira especial. As igrejas que não são do Senhor Jesus Cristo não têm esta presença especial.

Onde está o Espírito Santo de Deus? Ele é onipresente. Ele está nos céus. Ele está na terra. Ele habita nos Seus filhos (os salvos) todos. Mas, Ele está com a igreja do Senhor Jesus Cristo de uma maneira especial. Deus encontra o Seu povo de maneira especial quando uma igreja verdadeira está reunida para adorá-lO.

Vamos dar dois exemplos do Velho Testamento que mostram esta verdade e que aconteceu do dia de Pentecostes.

1. Tabernáculo. (Êxodo 25:21-22, 40:33-35, Levítico 16:2) Moisés recebeu de Deus a ordem de edificar o tabernáculo segundo o modelo divino. Moisés edificou o tabernáculo conforme o modelo divino exatamente como Deus tinha mandado. Quando o tabernáculo estava tudo pronto, Aarão e seus filhos foram consagrados ao ministério do tabernáculo. Depois disso, os sacrifícios foram feitos. E então, Deus viu e aprovou tudo que foi feito por eles, porque foi feito conforme a vontade dEle, a nuvem (a glória shekiná) encheu o tabernáculo.

Veja que é assim também que aconteceu no dia de Pentecostes. Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus, foi enviado por Seu Pai ao mundo para ser o Salvador e edificar a Sua igreja aqui neste mundo (durante o seu ministério público). Jesus Cristo edificou a Sua igreja exatamente segundo o modelo divino. Jesus Cristo foi consagrado pelo Pai ao ministério da igreja de Deus. Jesus Cristo ofereceu a Deus o sacrifício de Si mesmo como o sacrifício pelo pecado do Seu povo. Então, no dia de Pentecostes Deus encheu a Sua casa com o Espírito Santo mostrando a Sua aprovação da obra que Jesus Cristo fez.

2. Templo. (I Reis 5:1-8:11, especialmente 8:1-11) Deus mandou Salomão edificar o templo do material preparado pelo rei Davi. Quando Salomão tinha feito o templo todo ele fez holocausto (sacrifício), Deus aceitou o trabalho dele e encheu o templo com seu Espírito.

Da mesma forma Deus mandou Cristo edificar sua igreja do material preparado por João o Batista (durante seu ministério público) e quando foi edificado Cristo sacrificou-se a si mesmo na cruz, Deus aceitou a obra feita por Cristo e encheu a Sua casa com seu Espírito no dia de Pentecostes.

SER SELADOS COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA

Para deixar claro que todos os crentes (os verdadeiros salvos) em Cristo são selados e habitados pelo Espírito Santo, veja o seguinte.

1. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. (Efésios 1:13) “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. (Efésios 4:30) O salvo está selado pelo Espírito Santo na sua conversão (regeneração). Mas, não é o batismo com o Espírito Santo.

2. “E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”. (Gálatas 4:6) Todos os convertidos verdadeiros são selados e habitados pelo Espírito Santo.

3. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. (Romanos 8:9) Quem não tem o Espírito Santo habitando nele não é salvo.

4. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. (I Coríntios 12:13) Neste versículo está falando sobre o batismo nas águas que faz o crente em Cristo um membro de uma igreja local visível do Senhor Jesus Cristo. Observe: “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. (I Coríntios 12:27) Agora somente existe um batismo e é o batismo nas águas. “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. (Efésios 4:5)

5. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. (Efésios 4:30) “Não extingais o Espírito”. (I Tessalonicenses 5:19) O crente pode entristecer e extinguir o Espírito Santo que habita nele, mas não pode perdê-lO. Todos os crentes em Cristo devem desejar o enchimento do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésio 5:18)

Published inDons espirituais ou extraordinários