Skip to content

Capítulo 6: As línguas cessaram

[Índice]

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. (I Coríntios 13:1-13)

Já estudamos e concluímos que as línguas faladas na época apostólica eram línguas legítimas. Eram línguas que alguém em algum lugar de verdade falou e entendeu. Agora vamos examinar as Escrituras e ver que o dom das línguas era também somente para a época apostólica. As línguas já cessaram e hoje em dia este dom não é mais dado ao povo de Deus como foi dado naquele tempo.

LÍNGUAS ERAM UM SINAL

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”. (Marcos 16:17-20)

As línguas foram dadas para ser um sinal. As línguas foram dadas para confirmar a palavra pregada pelo povo de Deus naquela época. Observe o que a Bíblia fala em Hebreus.

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hebreus 2:3-4)

Então, as línguas foram dadas por Deus como sinal de autenticar e validar a mensagem (pregação da Palavra de Deus) pelos apóstolos na época deles. Note que em Hebreus 2:3 diz que “foi-nos depois confimada”, no tempo passado. O livro de Hebreus foi escrito no ano 65 d. C. e diz que este dom já cessou? Parece que já estava começando cessar! O dom das línguas foi dado para confirmar (autenticar e validar) a pregação da Palavra de Deus pelos apóstolos até a Palavra de Deus completa foi dada.

AS LÍNGUAS NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIAS

Jesus Cristo nunca tentou autenticar e validar o Velho Testamento, mas simplesmente o pregou como sendo de Deus e a verdade. Veja alguns exemplos disso.

“Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada”. (João 10:35)

“Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido”. (Mateus 10:35)

“Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. (Lucas 16:31)

Jesus Cristo pregou o Velho Testamento como sendo de Deus sem nenhuma autenticação ou validação. Porque? Porque já era uma Escritura inspirada divinamente e escrita.

Antes que o Novo Testamento foi escrito Deus deu os dons extra-ordinários para confirmar a revelação dos Apóstolos pelo Espirito Santo. Mas, depois que o Novo Testamento foi escrito todo, os dons extra-ordinários nao foram mais precisos. Porque temos uma coisa melhor para autenticar e validar a verdade pregada, a Bíblia completa, o Velho e o Novo Testamentos. Temos a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo para confirmar a verdade pregada. A Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo é suficiente para toda a boa obra. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. (II Timóteo 3:16-17) Os dons extra-ordinários não são precisos. Por isso diz em I Coríntios 13:8 que as línguas “cessarão”. Quando? “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. (I Coríntios 13:10) Já veio o que é perfeito (A Palavra de Deus toda), então, o que o é em parte (os dons extra-ordinários) foram aniquilados.

Alguns dizem que “o que é perfeito” não é a Palavra de Deus, mas Jesus Cristo. Então assim, segundo eles, estes dons vão continuar até que Ele venha. Mas, esta doutrina não cabe com o contexto desta pasagem (I Coríntios 13:8-13), como vamos ver abaixo. Além disso, no grego (a língua original do Novo Testamento) “o que” (I Coríntios 13:10) é neutro. Então seria “aquilo que é perfeito”. Se fosse falando de Jesus Cristo seria “Aquele” que é perfeito.

AS LÍNGUAS ERAM UM SINAL PARA OS INFIÉIS

“Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis”. (I Coríntios 14:21-22)

“Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria”. (I Coríntios 1:22)

“Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo”. (Isaías 28:11)

“Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hebreus 2:3-4)

As línguas foram dadas por Deus para que o povo de Deus pudesse falar a Palavra de Deus aos perdidos (infiéis) e especialmente aos judeus. As línguas eram para confirmar a sua mensagam como sendo de Deus. Hoje em dia, temos a Bíblia toda escrita para confirmar a mensagem como sendo de Deus. A Bíblia confirma a nossa mensagem como sendo ou verdadeira ou falsa aos perdidos.

LÍNGUAS CESSARAM

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá”. (I Coríntios 13:8)

A Palavra de Deus diz que as línguas cessarão. A Bíblia é a verdade absoluta sobre todas as questões doutrinárias. Então, o que é que a Bíblia fala sobre este assunto? Quando é que as línguas iam cessar? A Bíblia fala: “Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”. (I Coríntios 13:9-10) Os crentes daquele tempo conheceram e profetizaram em parte porque eles não tinham a Bíblia toda. Porque o Novo Testament não foi escrito ainda. Mas, quando veio a revelação inspirada toda de Deus, o Novo Testamento, o dom de falar nas línguas cessou. Porque Deus deu este dom somente até veio a revelação toda inspirada por Deus e estes dons extra-ordinários cessaram ou foram aniquilados. Porque não são mais precisos.

UMA ILUSTRAÇÃO E ESCLARECIMENTO

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. (I Coríntios 13:11)

Este versículo fala sobre infância e maturidade. Quando alguém é uma criança pensa, fala, brinca e trabalha como uma criança. Mas, uma vez que alguém se torna adulto, a pessoa deixa as coisas da infância para as coisas de maturidade. Esta verdade é uma ilustração e esclarecimento sobre os dons extra-ordinários daquele tempo passado. Na época dos apóstolos a igreja do Senhor Jesus Cristo estava na sua infância e por isso Deus deu estes dons espirituais da sua infância. Estes dons eram somente para este período da infância da igreja que Jesus Cristo edificou e deixou neste mundo para fazer a Sua obra. Mas, a infância da Sua igreja passou e agora ela chegou para ser adulta e por isso as coisas (os dons extra-ordinários e espirituais) da sua infância já passaram também. Agora a igreja do Senhor Jesus Cristo tem uma coisa melhor do que estes dons – a revelação inspirada e completa da Palavra de Deus.

A QUESTÃO DO CONHECIMENTO PERFEITO

“Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido”. ( I Coríntios 13:12)

Mas, até com este conhecimento melhor que temos (a Bíblia toda) ainda conhecemos em parte. Não sabemos de tudo sobre Deus e sobre as coisas de Deus. Deus não revelou para nós todo o Seu conhecimento na Palavra de Deus. Porque o Seu conhecimento é infinito. Deus revelou tudo que precisamos saber agora nesta vida. Mas, um dia estaremos com Jesus lá nos céus e Ele vai nos ensinar mais e mais durante a eternidade toda.

CONCLUSÃO

O Novo Testamento foi todo escrito até o ano 96 d. C. (Apocalipse) Então, até este ano os dons extra-ordinários cessaram. Estes dons não foram mencionados nas cartas de Paulo depois do ano 65 d. C. Isto mostra que estes dons já estavam começando cessar. I Coríntios foi escrito no ano 59 d. C.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. (I Coríntios 13:13)

O que permanece para nós hoje em dia são a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Observe que não diz que permanecem os dons extra-ordinários. Os dons (profecias, línguas e ciência) já cessaram.

“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (I João 4:1)

“O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”. (Provérbios 14:15)

“MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. (I Timóteo 4:1-2)

Published inDons espirituais ou extraordinários