Skip to content

Prefácio

Só é preciso o período de uma geração para haver um desvio doutrinário de um povo. Uma geração que não conhecera a José passou a perseguir o povo de Israel. Uma mudança que iniciou a ruína do Egito. Assim concluímos a necessidade da reiteração e confirmação da doutrina em cada geração. Uma verdade se pisada levantar-se-á outra vez, mas somente à medida que ela é conhecida e crida por homens de convicção e coragem de sua proclamação. Por este motivo o Apóstolo Paulo disse a seu aluno Timóteo: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. 2 Timóteo 2:2. Assim como cada geração deve ser evangelizada, ela precisa também ser doutrinada.

O Pastor C. D. Cole por intermédio deste livro, transmite ao povo de Deus uma valiosa mensagem, produto de horas de dedicação à causa. Ele chama nossa atenção a um estudo nas Escrituras da Pessoa, natureza e dos gloriosos atributos de nosso grandioso Deus. O autor sabiamente diz que o fundamento da verdadeira religião deve ter os pensamentos próprios a respeito de Deus… O homem que pensa certo de Deus não poderá errar muito em seus pensamentos sobre as outras coisas. Mil males brotam de conceitos errôneos a respeita de Deus. A tendência atual é enfatizar as doutrinas que tratam do homem. A psicologia e sociologia são mais populares que a teologia. Expressões atuais como: “Competência da alma humana”, “Pensamento criativo”, “Dignidade do homem”, “O valor da personalidade humana”, e “Construindo um novo mundo” indicam uma tendência de magnificar o homem e de diminuir Deus no pensamento e atividade religiosa.

A pequena noção que uns têm de Deus faz com que estes se tornem simplesmente apologistas de Deus. Eles falam do desejo de Deus em fazer isto ou aquilo, dando vez a Deus ou permitindo que Sua vontade seja efetuada. O homem torna-se assim o soberano e Deus por sua vez o suplicante. Ouvi certo pregador dizer com voz de simpatia: “Sinto pena de Deus”; enquanto suplicava a sua congregação em favor de Deus. Queridos irmãos, estudem este livro, leiam as referências bíblicas, absorvam a mensagem deste livro e nunca terão pena de Deus. Ele revela-Se como apto a cuidar de Si mesmo. Tenha então pena, não de Deus, mas dos que desconsideram Seu poder, resistem à Sua vontade e diminuem Sua soberania universal.

As profundezas de Deus como demonstradas neste livro, não são vistas pela mente natural e raramente são discernidas pelo crente que estuda superficialmente sua Bíblia. A notável massa das doutrinas de nossa fé encontra-se submergida, como os dois terços dum “iceberg”, abaixo da superfície da meditação e apreciação popular. Os missionários têm sido exaltados pelos congressistas por terem criado um clima de boa vontade para com os Estados Unidos entre países estrangeiros, mas seus olhos estão cegos ao eterno propósito de Deus de visitar o gentio, para tirar deles um povo para o Seu nome. Cinco mil que provaram dos pães e peixes queriam fazer de Jesus seu rei, mas somente doze permaneceram para ouvi-lO pregar acerca da eleição, do chamado eficaz e da soberania de Deus. Para as mentes preguiçosas que procuram material já mastigado e sermões de popularidade, este livro terá pouco apelo, mas aos que desejam um conhecimento mais profundo de seu Deus, este livro valerá seu peso em ouro. Meu coração se alegrou, minha alma se regozijou e meu ser bendisse ao Senhor enquanto lia o manuscrito desta obra. Que maravilhoso Deus é este nosso Deus!

Tal conceito de Deus, como revelado neste livro, promoverá humildade e reverência em nosso louvor. Reverência que a música, a arte, e efeitos visuais e psicológicos jamais conhecerão. O orgulho será dissipado assim como o formalismo e o ritualismo de nossas igrejas. O efeito de tal noção colocará o pregador sobre a terra firme da segurança e o salvará do desespero quando o resultado de seus trabalhos parecer nulo, pois tal conceito de Deus fará com que tudo seja confiado aos eternos propósitos de Deus. Conceito como este será uma proteção aos métodos que usamos na evangelização. A tensão espiritual será atenuada em nossas atividades religiosas. O triunfo será colocado em nossos corações e diremos como o Apóstolo Paulo: “Que diremos, pois, se Deus é por nós, quem será contra nós”?

Aos santos em toda a parte e principalmente aos meus irmãos Batistas, eu recomendo este livro. Que Deus o use para abençoar e fortalecer nosso povo na “fé uma vez nos entregue”.

Fraternalmente em Cristo,

D. F. Sebastian, Plant City, Flórida, EUA


PREFÁCIO DO AUTOR

O autor deste livro reivindica ter uma só qualificação ao oferecer este seu trabalho de teologia: seu amor pelo assunto. Qualquer homem que censure a doutrina, como inútil ou desinteressante não poderá ser qualificado para tratar com os ensinos da Bíblia. Uma pessoa que fala das doutrinas solenes com um tom de escárnio, desqualifica-se imediatamente como professor das Escrituras. Aquele que põe as Escrituras no plano da razão humana e as torce aos desejos de sua própria razão não merece lugar nos púlpitos cristãos.

Há mais de vinte anos atrás o autor apresentou à sua igreja e em diversos institutos bíblicos, preleções sobre os atributos divinos. Mais tarde, ele ensinou teologia a diversos pastores na qual incluiu várias palestras sobre o assunto. Ainda mais tarde escreveu vários artigos num jornal religioso (Florida Baptist Witness) sob o título de “Definição de Doutrinas”. Este será o título que será dado à sua obra a ser publicada em volumes. O primeiro terá o título: “DOUTRINA DE DEUS”, tema como nenhum outro para estudo e meditação.

Bacon diz que certos livros devem ser provados, outros engolidos e ainda outros devem ser mastigados e digeridos. Aquele que prova o livro poderá não gostar, ou talvez não seja prudente engoli-lo; mas aquele que mastiga e digere, será fortalecido na fé pelas revelações da grandeza de nosso Deus.

Claude Duval Cole, 19 de dezembro de 1944

Revisão 2004: David A Zuhars Jr
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Published inDefinição de Doutrina -- Volume I

Receba nossos informativos!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades:

Obrigado. Cadastro efetuado com sucesso!